Publicidade
Entretenimento
Vida

Data inicial do Fecani é mantida, após reunião entre organizadores e governo nesta quarta-feira (12)

Organização, que chegou a anunciar que a ediçao deste ano do festival estava cancelada por falta de verbas, entrou em acordo com o governo 12/08/2015 às 17:05
Show 1
Robério Braga recebeu representantes da Airma e das cirandas de Manacapuru
acritica.com* ---

A data inicial do Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) foi mantida. A decisão foi tomada hoje (12) em reunião de representantes do Governo do Estado com a Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (Airma). Antes, a organização do festival chegou a anunciar que a edição deste ano estava cancelada e o governador José Melo (Pros) propôs que o evento fosse realizado em outubro.

No encontro, foram feitos os ajustes documentais necessários para a realização do Fecani, o repasse de R$ 500 mil e foi firmada a manutenção do evento nos dias 4, 5 e 6 de setembro.

“Acreditamos no valor que o evento tem não só para os itacoatiarenses como também para o Amazonas. É um evento tradicional do calendário do Estado, que movimenta tanto a cultura, quanto a economia. Daí, nossos esforços para realizá-lo com o mesmo brilho que nos anos anteriores”, enfatizou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Para o presidente da Airma, Bruno Azedo, há uma perspectiva positiva e muito trabalho a fazer. “Vamos sentar com a comissão organizadora e aguardar a reunião do prefeito de Itacoatiara, Mamoud Amed, com o governador para tentar viabilizar o evento com o valor repassado. Entendemos que é um momento de crise econômica, mas sabemos que o governador vai nos ajudar, pois sempre foi nosso parceiro”, declarou.

O Fecani acontece desde 1985 e tem como objetivo estimular a criação, produção e difusão musical no Estado do Amazonas, em particular, no município de Itacoatiara (a 176 km de Manaus), por meio do intercâmbio entre os artistas da Região Amazônica e dos demais Estados Brasileiros.

FESTIVAL DE CIRANDAS

Os representantes das cirandas de Manacapuru (a 84 km de Manaus) também estiveram reunidos com o secretário Robério Braga para tratar de acertos referentes ao 19º Festival de Cirandas de Manacapuru, que acontece na arena do Parque do Ingá (Cirandódromo), nos dias 27, 28 e 29 deste mês.

Na oportunidade, foi confirmado o repasse de R$ 600 mil para cada associação folclórica – Ciranda Tradicional, Flor Matizada e Guerreiros Mura – e, ainda, a realização dos procedimentos necessários ao recebimento do patrocínio angariado junto à iniciativa privada pelo Governo do Estado.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade