Publicidade
Entretenimento
Vida

David Assayag participa do novo DVD da banda Calypso e anuncia Alcione em próximo projeto

Amanhã (05) David estreia o “Luau do Imperador”. Na festa, ele cantará, em roda de toada, os clássicos e canções recentes dos bumbás azul e vermelho 04/12/2014 às 09:14
Show 1
Nas gravações, Joelma, David e Edilson Santana cantaram a música "Chama Guerreira"
Laynna Feitoza Manaus, AM

David Assayag é um grande exemplo da exaltação da cultura bumbá na Região Norte. O chamado “Imperador da Amazônia” – por conta da história construída em duas agremiações do boi da terra e no Festival Folclórico de Parintins – retornou na semana passada de Belém (PA) após atender a um chamado impossível de negar: o convite de Joelma e Chimbinha para participar das gravações do DVD de comemoração dos 15 anos da banda Calypso. O registro audiovisual foi gravado no último dia 23 de novembro, na Praça do Relógio, localizada na capital paraense.

O convite surgiu nos embalos das gravações do 13º álbum de estúdio da Calypso, intitulado “Amor Sem Fim” e gravado há cinco anos. No disco, David Assayag e o cantor Edilson Santana cantam a música “Chama Guerreira” – canção levemente temperada por boi-bumbá, cumbia e carimbó - e que está no DVD. Santana também participa do DVD ao lado de Assayag, cuja apresentação levou à praça cerca de 100 mil pessoas. “O tratamento da Joelma com o Chimbinha para conosco foi maravilhoso. O momento em que cantamos a toada foi um dos mais intensos da noite, pudemos sentir a aceitação do público ao bumbá”, destaca David.

A canção foi brindada com a união dos quatro artistas do Norte no palco. Ele afirma ainda que o DVD do Calypso será lançado em maio do ano que vem. “O Chimbinha já confirmou que o lançamento do DVD será no Hangar de Belém, um local ainda maior do que o espaço da gravação”, pontua Assayag. E David confirma ainda que da parceria com os paraenses ainda vem muito mais por aí, porém sem dar mais detalhes. “Podemos dizer que dessa participação com Joelma e Chimbinha surgiu um convite, mas não podemos falar ainda. É uma surpresa para 2015”, adianta, misterioso.

2015, aliás, é o ano em que David completa 25 anos de Festival Folclórico de Parintins e, para comemorar, ele deve lançar um DVD na ilha tupinambarana, em outubro do ano que vem. O registro deve carregar canções dos bois Garantido e Caprichoso, entre toadas antológicas e atuais. “Quero fazer esse DVD no Bumbódromo aberto, para comemorar as bodas de prata”, adiantou. E entre os convidados para a festa está a cantora Alcione. “Estamos tentando trazê-la para Parintins. A conheço, mas nunca cantamos juntos”, destaca.

O levantador de toadas do Caprichoso já manifestou à famosa “Marrom” o desejo de tê-la neste projeto. “Já falei com a direção do escritório dela e estão vendo uma data para conversarmos. Alcione se mostrou muito solícita em participar, ela quer vir mesmo. Se tudo der certo, ela estará aqui com a gente neste trabalho”, confirma ele, lembrando que, ao seu lado também devem estar artistas que marcaram o início de sua trajetória no boi, como Arlindo Júnior, Paulo Faria, entre outros.

De longa data

Uma das gratas surpresas que David teve na gravação do DVD do Calypso foi a ilustre e inesperada visita do cantor Daniel, a quem o imperador conheceu em 1997, em um hotel de São Paulo. “Lembro que passava por lá Zezé de Camargo e Luciano, É o Tchan, Warilou... e fizemos amizade. Mas um desses caras bacanas mesmo era o Daniel”, revela David. O sertanejo também participou da gravação do DVD do Calypso. “Daniel soube que eu estava lá, e foi ao meu camarim falar comigo. Eu nunca imaginei que ele fosse lembrar de mim. Conversamos bastante, ele tem muito carinho pela nossa cultura. Com isso, percebo que hoje furamos os bloqueios com o boi-bumbá que aconteceu naquela época”, destaca.

Entre os vários artistas de peso nacional, Assayag deixa escapar o desejo de gravar, um dia, uma toada com a cantora Ivete Sangalo. “Acho que iria estourar nacionalmente. Ela tem esse carisma violento com o Brasil e com nossa batida. Torço para que um dia ela vá para a Festa dos Visitantes (em Parintins); lá iria tentar falar com ela. E aquela mulher cantando toada... tô te falando, seria uma loucura. Vamos sonhar (risos)”.

Saiba +

Amanhã (05) David estreia o “Luau do Imperador”. Na festa, ele cantará, em roda de toada, os clássicos e canções recentes dos bumbás azul e vermelho. “Eu sempre fui muito ‘festival’, e minha relação com os dois bois é 100%”, assegura ele

Serviço

o quê: Luau do Imperador, com David Assayag

quando: 05/12, a partir das 21h

onde: Rancho Sertanejo (Av. Prof. Nilton Lins, 219, Flores)

quanto: R$ 20 (meia antecipada) e R$ 150 (mesa)

infos: (92) 99198-1818


Publicidade
Publicidade