Publicidade
Entretenimento
Vida

De cabeça na folia: makes e acessórios como protagonistas do look para curtir o Carnaval

Mas e quando não dispomos do combo tempo/dinheiro para investir em uma fantasia ou produção caprichada? É aí que outros complementos podem se tornar protagonistas do look, como as makes e os adereços de cabeça 07/02/2016 às 10:43
Show 1
A maquiadora Nathália Rodrigues defende o uso das cores clean na época da folia
Laynna Feitoza Manaus, AM

CONFIRA TUTORIAL DE MAQUIAGEM AQUI

“Ó abre alas que eu quero passar”. A marchinha de Chiquinha Gonzaga expressa o que muitos querem no Carnaval: desfilar a beleza na avenida. Inconscientemente, é o que acontece nas mentes daqueles que decidem brincar o período, seja nos blocos de rua ou nas celebrações pomposas dos clubes. A verdade é que, mesmo por trás de uma fantasia, todos querem ter o seu look contemplado, de alguma forma. Mas e quando não dispomos do combo tempo/dinheiro para investir em uma fantasia ou produção caprichada? É aí que outros complementos podem se tornar protagonistas do look, como as makes e os adereços de cabeça.

O estilista Nil Lima acredita que os acessórios realmente facilitam as produções das pessoas que querem viver o Carnaval, mesmo com grana curta. Com base nisso, ele desenvolveu uma linha com peças mais baratas, vendidas quando ele vai para as escolas de samba, nos valores entre R$ 10 a R$ 50. “O público do Carnaval é um público de rua, que não pode gastar muito porque ele vai beber e comer. É aquele público que vai na loja e compra uma pecinha baratinha. Há também a cultura do mais barato porque é descartável, dos acessórios que são fáceis de usar”, comenta ele.

Para as folias de Momo, Nil indica casquetes que lembram assistentes de mágicos, cartola do soldadinho de chumbo, orelhinhas da Minnie, além das pluminhas inspiradas na temática da festa. Tudo, por sua vez, pode ser personalizado. “Eu tenho narizinho de palhaço onde apliquei strass. De um lado do rosto fiz uma leve bochecha de palhaço e um olho de palhaço. Também tem uma tiara de Carmen Miranda pequena, com poucas frutas, mas que remetia a essa ideia”, coloca ele.

Os casquetes e máscaras são adornos sempre em alta nos Carnavais. “Mas cartolas com glitter são super legais, E o pessoal gosta muito das gravatinhas borboleta. Também pedem bastante algo como veuzinho de noiva, e geralmente as amigas que vão com uma turma usam bastante”, assegura. Ele é adepto do uso de glitter ou strass para dar um clima mais sofisticado e vibrante às peças. “Quando entrego uma peça com maior quantidade de glitter, ela ainda sai mais barata que o strass. Em peças mais caras, utilizo plumas, pedras. Para carnaval de rua, uso pedras mais baratas, como chaton, pedra d’água. Quando faço arranjos de flores para havaianas, compro flores de plástico e de tecido”, conta.

Na pele do rosto

Não há nada que acessórios combinados a uma boa make não façam. A maquiadora Nathália Rodrigues (www.amamosmakes.com.br) afirma que há algum tempo a pele iluminada e hidratada se mantém nas estações, e em 2016 não será diferente. “A make mais natural e levemente corrigida vem com força, o que é uma grande vantagem para nós que moramos em um lugar super quente. Não adianta usar make muito pesada e derreter por causa do calor”, pontua.

Carnaval de cor clean e elegante

Segundo a maquiadora, não se faz mais necessário uma pele pesada para curtir o Carnaval. “Aposte em uma pele clean e iluminada. O delineado gatinho, o batom matte e o glitter estão em alta, ou seja, tudo a ver com essa época do ano, só que no carnaval nós podemos abusar do glitter e do delineado sem medo de ser feliz”, destaca, lembrando que as sombras douradas e prateadas continuam em alta.

“Dourado, prateado, cobre, nude, marfim, marrom e preto são cores clássicas e nunca saem de moda. As mulheres usam muito e junto com o delineado, é uma combinação perfeita”, complementa. “A cor do glitter fica a critério da mulher, é uma questão de gosto mesmo. Mas uma boa dica é se jogar nos glitters dourado e prateado, eles dão um efeito lindo nas fotos e na pele”, finaliza Nathália.

Frase

"Como moramos em um lugar muito quente é preferível que se use uma base de longa duração e de acabamento opaco para quem tem pele oleosa, assim a make vai durar por mais tempo. Já os blushes nos tons de corais e o bronzer são os queridinhos das mulheres e dão uma aquecida no rosto. Os batons de acabamento matte duram mais e são uma boa pedida” (Nathália Rodrigues, maquiadora e blogueira).

Publicidade
Publicidade