Publicidade
Entretenimento
Vida

‘De Volta Para o Futuro’ ganha maratona no cinema e na televisão em data especial para fãs

Na história do segundo filme da franquia, lançado em 1989, o personagem Marty McFly fez uma viagem ao futuro, para exatamente hoje, o dia 21 de outubro de 2015 21/10/2015 às 10:55
Show 1
Dr. Brown e Marty Mcfly em trecho do filme De Volta para o Futuro
ACRITICA.COM ---

Qual a importância do dia 21 de outubro de 2015? Significa que o futuro está de volta - ao menos segundo “De Volta para o Futuro”. Sucesso dos anos 1980, o longa ganha homenagens nesta quarta-feira (21), devido à data em que Marty McFly (Michael J. Fox), Dr Brown (Christopher Lloyd) e Jennifer (Elisabeth Shue) chegam ao “futuro” a bordo de um DeLorean, o que acontece no segundo filme da trilogia.

Em Manaus, a rede Cinépolis do Millenium Shopping faz uma maratona com os três filmes na sequência iniciando as 17h com “De volta para o Futuro”, as 19h45 com “De volta para o futuro – Parte II” e finaliza com “De volta para o Futuro – Parte III” as 22h20.

O canal de TV a cabo Studio Universal, por sua vez, dedicará a programação de hoje à franquia que completa 30 anos exibindo o filme “De Volta Para o Futuro - Parte II” em seis horários: 12h - 14h - 16h10 - 18h15 - 20h20 - 22h25 (todos no horário de Brasília). Quem quiser também pode assistir aos filmes no Netflix.

No segundo filme, o cientista Dr Brown leva Marty e sua namorada Jennifer Parker a bordo do famoso DeLorean para o ano 2015 para resolver uma questão familiar no futuro dos dois. Mas Biff (Thomas F. Wilson), velho inimigo da família, os obriga a correrem literalmente contra o tempo para não alterarem os acontecimentos do presente. Em 2015, a cidade de Hillvaley se tornou uma metrópole sofisticada cheia de carros voadores e equipamentos ultramodernos.

Homenagens

A trilogia deu origem a desenhos animados, jogos eletrônicos e, agora, a marca de três décadas impulsiona o lançamento de produtos em edições limitadas. A marca de tênis que aparece no filme produziu um pisante aos moldes do que seria um calçado do futuro. Já a marca de refrigerante citada no longa vai lançar, hoje, uma garrafa semelhante à que Mcfly compra quando chega ao futuro.

O skate voador, tão sonhado por muitas crianças da época, ganhou um protótipo fabricado por uma marca de automóveis. O skate é colocado sobre uma pista de imãs permanentes. Mas para a desilusão de alguns, a engenhoca não será comercializada. O game Rocket League, que possui versão para computador e PS4, vai contar com um DeLorean, a máquina do tempo do filme “De Volta para o Futuro”.

Hoje também será lançado o livro “De Volta Para o Futuro – Os Bastidores da Trilogia”, do pesquisador norte-americano Caseen Gaines, que traz informações inéditas sobre a saga.

Previsões

Esse “futuro”, que finalmente virará presente às 16h29 (horário americano), alimentou muita expectativa. Algumas previsões se confirmaram, como máquinas de cartão de crédito e tablets. Mas o que ficou mesmo foi o gostinho de uma ficção-científica que envolve ação, humor e fantasia, com a marca de Steven Spielberg, produtor executivo dos três filmes dirigidos por Robert Zemeckis, autor também do roteiro, ao lado de Bob Gale.

Apesar de a tecnologia ser uma atração, o sucesso da trilogia está principalmente nas brincadeiras entre passado e presente (dos anos 80), sobre traços culturais que atravessam décadas sem alteração, principalmente em relação aos genes familiares.

Para os adolescentes, nada melhor do que ver Marty tentando ajudar o pai a conquistar a mãe, na década de 50, depois de, sem querer, atrapalhar a linha dos acontecimentos, surgindo justamente onde o genitor deveria estar: no chão da rua, após ser atropelado pelo futuro avô.

Marty é, acima de tudo, um garoto que quer se afirmar. E o passado talvez seja esse lugar, com ele virando a sensação da escola e, no baile em que a trama do primeiro filme se encerrará, um guitarrista reconhecido, que influenciará ninguém menos que Chuck Berry na criação do rock.

Negócios

A Pepsi venderá hoje uma edição limitada da “Pepsi Perfect”, o refrigerante favorito de Marty McFly. Serão fabricadas apenas 6.500 unidades. A Nike também  anunciou o lançamento de uma edição limitada dos tênis Nike Mag que se amarram sozinhos e aparecem no filme.

Publicidade
Publicidade