Publicidade
Entretenimento
Vida

Decoração: dicas fáceis para repaginar a 'área gourmet' da casa

Seja na varanda ou na própria cozinha, esses espaços dão um charme a mais ao lar e se tornam ponto de encontro da família ou dos amigos 27/03/2015 às 15:19
Show 1
Revestimentos e móveis coloridos estão entre as dicas para repaginar a área gourmet
JORNAL A CRÍTICA Manaus (AM)

Espaço perfeito para encontrar os amigos ou reunir a família, as áreas gourmet têm ganhado cada vez mais destaque nos projetos de casas e apartamentos, podendo ocupar a cobertura, a varanda ou até mesmo uma área externa. Para a arquiteta e designer de interiores Maísa Oliveira, por muito tempo a própria cozinha ficou escondida dentro dos lares, sempre cheios de divisórias. 

“Hoje, a tendência é abrir os espaços, até porque as casas estão ficando pequenas. Por isso as cozinhas estão mais abertas, e aí se criam os espaços gourmet. Algo que tenho feito bastante nos meus projetos é a integração da cozinha com o que eu chamo de varanda gourmet, que antigamente era como se fosse uma segunda cozinha, inclusive com móveis e eletrodomésticos duplicados”, explica. 

A dica, segunda Maísa, é apostar em cores mais vibrantes ou tons amadeirados. Uma decoração temática também cai bem. “Tem que buscar o aconchego, porque essa é uma área para aproximar as pessoas, e até a iluminação influencia nesse aspecto”, afirma a profissional, que acaba de concluir os projetos de uma varanda em estilo rústico e um terraço com um bar temático. “Também estão usando muito tela de proteção solar, que você pode abrir e fechar quando quiser”.

ADESIVOS E HORTAS

Na hora de decorar, os adesivos com estampas de azulejos são uma boa pedida, além de serem fáceis de aplicar. Essa é uma alternativa barata e sofisticada para dar cor e despojamento à área gourmet, pois eles imitam azulejos hidráulicos ou azulejos portugueses, por exemplo. Confira outras dicas do Spice Club, primeiro clube de assinaturas de especiarias do Brasil.

A própria comida também pode ser usada como item decorativo. Potes de vidro transparentes que guardam especiarias, massas coloridas, compotas e outros itens vistosos trazem mais vida e cor para o ambiente.

Outra opção é encontrar cadeiras de modelos e cores diferentes, uma proposta adotada por muitos bistrôs com rústicos e ao mesmo tempo moderno. As luminárias são aquele tipo de item que dão um toque a mais no espaço, além de serem ideais para o bem-estar dos convidados e para a boa preparação dos pratos pelo chef da vez.

Muitos ainda têm investido em jardins suspensos para o cultivo de ervas aromáticas que entram como temperos no preparo de certos pratos. Com uma solução como essa é possível cultivar até oito ervas diferentes na área gourmet, ocupando um mínimo espaço com sofisticação e praticidade.

Publicidade
Publicidade