Publicidade
Entretenimento
Vida

Delícias típicas: tentações das festas juninas

Nessa época do ano fica difícil manter a dieta com tantas tentações gastronômicas. A empresária Selma Reis e a dona Rosilda Camelo da Silva Reis compartilham receitas de pratos típicos das festas juninas 13/06/2015 às 10:56
Show 1
A empresária Selma Reis todos os anos, nessa época, faz uma decoração especial em seu restaurante
Artur César Manaus (AM)

Esta época do ano é bem difícil. São tantas as tentações gastronômicas que não é nada fácil manter a dieta. Afinal, quem resiste às delícias típicas de festas juninas? Então o negócio é aumentar o tempo das corridas na esteira e se entregar as tentações.

A empresária Selma Reis é uma apaixonada por essa época. Paixão que vem desde a infância, em Novo Aripuanã. “Lá eram feitas as típicas festas juninas com tudo que tem direito: arraial, quermesse, fogueira e muitas adivinhações regadas as comidas típicas da época”, recorda-se Reis, proprietária do Zefinha Bistrô.

“Minha memória traz a minha irmã Maria José preparando pamonhas, o cheiro das bananas fritando e um vatapá delicioso. Não posso esquecer do aluá e nós que cortávamos as bandeirolas para a decoração, pois não tinham prontas na época”, completa.

Hoje, ela faz questão de decorar seu restaurante como manda o figurino. “As comidas juninas sempre foram a minha paixão. Eu comecei fazendo buffets juninos só para eventos e depois, quando abri o bistrô, todos os anos faço várias mesas juninas no almoço, decoro e os clientes adoram. É sucesso absoluto”, destaca. Para a reportagem, Selma preparou uma decoração especial e passou a receita do arroz doce.

Destaque

Selma Reis conta que o que mais gostava nas antigas festas juninas era o mistério das adivinhações, a expectativa do resultado delas e as comidas. “Essa sempre foi a minha época favorita”, confessa. Assim como ela, quem gosta já têm muitas opções na cidade, tanto de festas particulares quanto abertas para aproveitar .

Lembranças

Outra que também não abre mão de fazer e degustar as iguarias típicas juninas é Rosilda Camelo da Silva Reis. Seus pratos, aliás, são disputados entre familiares e amigos. Tudo porque ela conta com um arsenal de receitas que faz qualquer um esquecer a dieta. Nessa época do ano ela põe em prática sua porção chef e fideliza seus fãs.

Rosilda conta que muito do que aprendeu na cozinha foi com os ensinamentos de dona Clarisse Miranda Corrêa Beça, um das maiores quituteiras que Manaus já teve. “Vim do interior e fui morar com ela como amiga e dama de companhia. Foram seis anos aqui e quatro no Rio de Janeiro. Depois que ela se separou teve que procurar uma maneira de conseguir seu sustento e começou a fazer doces e salgados. Chegava a fazer 15 mil para festas de virada de ano. Eu aprendi muito com ela”, recorda Rosilda.

Especialmente para a reportagem ela preparou duas receitas: um bolo podre e um bolo pudim de macaxeira. Neste último caso, ela faz uma homenagem à diretora-presidente da Rede Calderaro de Comunicação (RCC), Rita Calderaro. Isso porque foi com ela que Rosilda aprendeu a receita.

“Ela provou esse bolo em alguma viagem que fez e gravou a receita de cabeça, quando chegou aqui me passou. Eu fiz e ela aprovou”, recorda. “Tenho muito orgulho de poder conviver com duas mulheres elegantes, íntegras e de fibra como dona Rita Calderaro e dona Clarisse Beça”, afirma Rosilda, com o seu peculiar sorriso.

Agora é aproveitar o embalo de Selma e Rosilda Reis e pular a fogueira da dieta, degustando o que há de melhor nessa época do ano.

Receita Fácil 1 - Bolo Pudim de Macaxeira

Ingredientes

1 kilo de macaxeira

1 lata de leite condensado

1 lata de leite de cocô - Sococô

4 ovos

2 xícaras e meia de açúcar

1 colher de sopa de manteiga

Modo de fazer

1. Limpe a macaxeira, rale ou corte em pedaços pequenos e bata no liquidificador com um pouco de água (se ralado não precisa colocar água).

2. Já batido, escorra em uma peneira o excesso de líquido.

3. Em um recipiente junte a macaxeira batida e o resto dos ingredientes.

4. Com uma colher de pau misture muito bem.

5. Queime o açúcar em uma forma de pudim e leve para assar em forno pré-aquecido.

6. Quando estiver começando a corar, teste com uma faca para ver se está no ponto. Desenformar ainda quente.

Receita Fácil 2 - Bolo Podre

Ingredientes

Meio quilo de farinha de tapioca

4 ovos

1 vidro pequeno de leite de cocô - Sococô

1 colher de sopa de mantiga

Sal a gosto

Modo de fazer

1.Umedeça a tapioca com uma xícara de água morna.

2. Deixe para amolecer por 20 minutos. Acrescente leite de cocô, os ovos inteiros, manteiga e sal.

3. Misture bem e deixe por mais 10 minutos.

4. Faça as bolas e arrume-as em uma forma ligeiramente untada.

5. Leve ao forno pré-aquecido por 15 a 20 minutos.

Receita Fácil 3 - Arroz Doce

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz

4 xícaras (chá) de água

1 litro de leite

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

canela em pó à gosto

Modo de fazer

1. Leve o arroz para cozinhar com a água.

2. Quando estiver quase seco, junte o leite e deixe ferver bem.

3. Em seguida, coloque o leite condensado e deixe ferver novamente, engrossando um pouco.

4. Junte então, o creme de leite e, assim que ferver, desligue o fogo.

5. Sirva quente ou frio polvilhado com canela.

Publicidade
Publicidade