Terça-feira, 16 de Julho de 2019
DIETA

O poder do coco: derivados da fruta podem substituir ingredientes no dia a dia

Farinha, manteiga e açúcar possuem inúmeras propriedades e tornam a alimentação mais nutritiva e funcional



vida0111-15f.jpeg O leite de coco pode ser feito em casa mesmo (Foto: Divulgação)
11/12/2016 às 15:32

Se você é daqueles que costumam beber a água do coco e não dar muito valor para o restante, é bom saber que a polpa desse fruto é capaz de revolucionar a sua dieta. Considerada um importante superalimento por todo o seu potencial nutritivo, ela pode ser aproveitada de diversas maneiras na cozinha e tornar suas refeições mais saudáveis e funcionais. 

Um dos derivados mais simples é o leite de coco, que pode ser feito em casa e substituir o leite de vaca até no cafezinho diário, uma alternativa ideal para os intolerantes a lactose. Da mesma forma, o óleo extraído da polpa, em suas versões sem sabor ou extravirgem,  funciona como um antibiótico natural e ainda ajuda a emagrecer, conforme explica a médica ortomolecular Caroline Frota, que indica o ingrediente como substituto do óleo comum,  inclusive nas frituras.

“Ele ajuda a pessoa a perder as gordurinhas porque tem um grande potencial termogênico, ou seja, ele gera calor e aumenta o gasto calórico. Além disso, por ser composto por ácidos graxos de cadeia média, ele não é acumulado como gordura no nosso organismo”, diz.

Caroline também aponta o açúcar de coco como outra opção benéfica. “Além de ser mais leve e menos calórico, ele não aumenta o nível glicêmico (perfeito para os diabéticos) e é mais nutritivo que os adoçantes do mercado”. A desvantagem desses derivados, encontrados facilmente nos empórios de Manaus, é que eles podem pesar um pouco no orçamento. Mas vale pesquisar!

Outros derivados

O óleo de coco não possui os efeitos negativos de outras gorduras saturadas, como a manteiga. Também tem melhor performance quando aquecido do que o azeite de oliva extra-virgem, por exemplo.

A manteiga de coco é um composto de gorduras saudáveis que auxilia na saciedade por mais tempo. Pode ser usada em receitas para substituir a manteiga comum e também para outros acompanhamentos.

Rica em fibras e com baixo índice glicêmico, a farinha pode ser usada junto com frutas, sucos, vitaminas e iogurtes, além de substituir o trigo em receitas de bolos e biscoitos. Ideal para os intolerantes a glúten.

O açúcar extraído do coco é muito nutritivo e não serve  apenas para dar gosto doce aos alimentos. Ele é fonte de minerais como zinco, potássio, magnésio e ferro, além de vitaminas do complexo B. Esse açúcar pode ser consumido da forma mais comum, ou seja, na substituição natural do açúcar refinado. Pode-se usar em receitas, sucos, chás e doces.

Receita de leite de coco natural

Ingredientes:
1 xícara de coco in natura ralado ou em pedaços 
8 xícaras de água quente

Modo de Preparo: 
Bata no liquidificador por até dois minutos 1 xícara de chá de coco e 2 xícaras de chá de água quente. 
Em seguida, passe a mistura numa peneira bem fina. 
Depois repita o processo, com o coco peneirado, mais duas vezes, com o restante da água. 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.