Publicidade
Entretenimento
DIVERSÃO

‘Desvende’ o cubo mágico em competição para toda a família em Manaus

Campeonato de Cubo Mágico acontece nos dias 8 e 9 de abril no Manaus Plaza Shopping. Inscrições encerram no próximo dia 5 e taxa custa R$ 20 22/03/2017 às 10:34 - Atualizado em 22/03/2017 às 12:01
Show 154
Antonio Gabriel, 13, (centro) é destaque nas competições em Manaus e 15º colocado no ranking nacional, com recorde regional na versão do cubo mágico 3x3
Natália Caplan Manaus

Febre na década de 1980, o cubo mágico fez muita gente se superar (ou se estressar) para vencer o desafio de deixar as cores nos devidos lugares. De lá para cá, o brinquedo colorido ganhou novas versões e torneios internacionais, com jogadores de todas as idades. Em Manaus, será o centro das atenções durante o Campeonato de Cubo Mágico, em 8 e 9 de abril. As inscrições encerram no próximo dia 5.

“Em 2014, minha tia deu um cubo mágico, daqueles de camelô mesmo, como presente de Dia das Crianças. Tentei montar sozinho, mas não deu certo. Então, pesquisei no YouTube como se monta. Desde o início, tive o sonho de chegar a um nível ‘insano’, competir para ter resultados oficiais e colocar meu nome no top 100 Brasil”, diz Antonio Gabriel Freitas da Silva, de 13 anos de idade, um dos favoritos na etapa local.

Atualmente na 15ª colocação do ranking nacional na versão 3x3, o estudante tem um segredo para melhorar o tempo pessoal — média de 5.45 segundos — e sonha, um dia, competir nas edições brasileira e mundial. Para ele, além de uma diversão, montar o cubo mágico é uma carreira Gabriel explica os números da brincadeira com muita facilidade e, inclusive, pretende estudar Astronomia para continuar a estudar cálculos.

“O recomendado é aprender o método avançado ou parte dele e, se estiver empacado nos tempos, filmar e ver o que erra nas resoluções”, revela. “Existe uma diferença entre média e resolução. A média seria retirar o melhor e o pior tempo de cinco tempos; depois, somar os intermediários e dividir por três. Existem cronômetros próprios, que fazem o ‘embaralhamento’ e a média calculada”, completa.

Desafio sem idade

De acordo com o organizador do evento, Gabriel Silva dos Santos, 19, são esperados 50 participantes (a partir de 7 anos) de Manaus, Belém (PA), Boa Vista (RR) e São Paulo para a quarta edição do embate — o segundo realizado no Manaus Plaza Shopping. A competição terá oito versões do quebra-cabeça tridimensional. Algumas modalidades são com olhos vendados ou utilizando apenas uma mão. Cada competidor leva o próprios cubo.

“Pagamos a passagem do delegado (juiz), que mora no Pará, para vir uma vez por ano oficializar o campeonato daqui. Os ‘embaralhamentos’ são feitos por meio de um aplicativo no notebook. O competidor resolve cinco vezes um determinado cubo da modalidade. É tirado a média dos cinco tempos; a menor média vence”, explica. “Os vencedores ganharão medalhas e os participantes receberão certificados”, diz.

Tipos de Cubo 

Inventado pelo húngaro Erno Rubik, em 1974, o cubo mágico geralmente é confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a 3x3x3 a mais comum, composta por seis faces de seis cores diferentes. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5. Confira a lista completa:

2x2 - é um cubo menor que o tradicional e um pouco mais fácil de aprender.
3x3 - é o cubo mais tradicional e conhecido; o primeiro a ser criado.
4x4 e 5x5 - têm mais camadas de peças, o que torna mais difícil a resolução.
Pyraminx - é uma ‘pirâmide’ com 4 faces de cores, onde se pode embaralhar e tornar as cores de volta.
Megaminx - o tamanho dele impressiona e é um dodecaedro (12 lados).
Square1 - é considerado o mais difícil de se aprender, pois fica em várias formas geométricas: primeiro se deve transformá-lo em cubo para, depois, organizar as cores.
Skewb - é um cubo ‘fácil’ dentre os outros, só faz movimentos diagonais.

Modalidades extras
3x3 OH - monta-se apenas usando uma mão.
3x3 BLD - olhos vendados: o competidor memoriza cada peça do cubo e resolve o cubo vendado.

Serviço

O quê: Campeonato de Cubo Mágico
Quando: 8 e 9 de abril, de 10h às 19h
Onde: na praça de alimentação do Manaus Plaza Shopping  – avenida Djalma Batista, 2.100, Chapada
Inscrições: até 5/4, com taxa de R$ 20, no site oficial
Informações: 98405-9980

Publicidade
Publicidade