Publicidade
Entretenimento
Vida

Deu bolo: receitas tradicionais para a Páscoa

O A CRÍTICA decidiu juntar então a tradição do chocolate com a de receitas de bolos que são passadas de geração em geração em famílias de Manaus 15/03/2013 às 08:43
Show 1
O preparo de bolos, além de paixão, pode também ser fonte de renda
Luciana Santos Manaus, AM

A Páscoa é um período cheio de simbolismos e tradições, inclusive na culinária. E se há um ingrediente que está presente em praticamente todas as casas nesta época do ano, é o chocolate, em suas mais variadas versões. O A CRÍTICA decidiu juntar então a tradição do chocolate com a de receitas de bolos que são passadas de geração em geração em famílias de Manaus.

Na adolescência, Thaís e Laís Sant'Ana jamais imaginariam que a arte de fazer bolos se tornaria uma paixão e fonte de renda. As irmãs, hoje proprietárias da “Dona Menina Torteria”, resistiam aos convites da mãe, dona Fátima, quando esta as incentivava a aprender a cozinhar. Cozinheira de mão cheia até hoje, dona Fátima preparava o bolo de chocolate de maior sucesso na família e foi com esta receita que as meninas estrearam na cozinha, na época, ainda um pouco a contra gosto. Hoje, a antiga receita é a base das delícias que elas preparam para os clientes.

“Há três anos nos apaixonamos pelos doces. A receita da mamãe, cujo caderninho ainda está por aqui já com as páginas amareladas, foi nosso primeiro bolo na adolescência e hoje serve como base para nossas criações que, é claro, sofreram modificações, adaptações, mas a receita inicial é nossa referência”, conta Taís.

Uma receita de família também influenciou bastante outra profissional dos bolos. Luciana Guerreiro cresceu vendo a avó Marlene e as tias confeitando tortas e fazendo docinhos, daqueles bem tradicionais, como brigadeiros, cajuzinhos e outras delícias com sabor de infância. “Eu via o quanto era trabalhoso e durante a faculdade de gastronomia me imaginava trabalhando com a cozinha quente e não com os doces que hoje são minha vida, minha paixão”, confessa Lu Guerreiro.

E foi um dos bolos de dona Marlene, que inspirou Luciana a desenvolver um de seus maiores sucessos, batizado de “Paraíso Belga”, por conter uma calda generosa de chocolate belga. Hoje ela também é responsável por preparar os bolos nas festas de família, mas dona Marlene ainda dá uns toques para a neta. “Somos muito próximas, tanto que meu ateliê funciona na casa da minha avó. Ela está sempre por aqui e de vez em quando dá opinião sobre algo”, diz.

Bolo de Chocolate


Preparo do bolo

1. Em uma vasilha, peneire a farinha de trigo, chocolate, sal, fermento e bicarbonato. Reserve. 2. Bata o óleo, manteiga, açúcar, essência e ovos. 3. Junte a essa mistura os ingredientes peneirados e o leite, alternadamente, misturando com um batedor de arame. 4. Despeje a mistura em uma forma untada e povilhada com chocolate em pó.

Ingredientes

400g de farinha de trigo50 g de chocolate em pó

350 g de açúcar refinado

150 g de manteiga derretida

100 ml de óleo de milho ou canola

3 ovos

2 xícaras de leite

1 col de sopa de essência de baunilha

1 col de sopa de fermento em pó

1 col de sopa de bicarbonato de sódio

1 col de chá de sal

Ingredientes e preparo da cobertura

1 lata de leite condensado

1 caixa de creme de leite

3 col de sopa chocolate em pó

1 col de sopa de manteiga ou margarina

1 col de chá de essência de baunilha

Junte todos os ingrediente em uma panela e leve ao fogo baixo, até que ferva e desprenda no fundo da panela. Cubra o bolo e decore a gosto.

Bolo de chocolate sem glúten


Preparo

1.Aqueça o forno e unte uma forma. Coloque o leite e os ovos no liquidificador e bata bem. 2. Enquanto isso, em uma tigela peneire a farinha especial, o achocolatado e o açúcar. 3.Depois despeje na tigela o que foi batido no liquidificador delicadamente e vá misturando e acrescentando o fermento. 4. Coloque na forma e leve ao forno por 30 minutos até assar.

Cobertura

1.Em uma panela coloque o leite condensado (1lata), a manteiga, 2 colheres de achocolatado e leve ao fogo médio até engrossar um pouco. 2. Depois coloque a cobertura por cima do bolo. 3.Pode colocar chocolate granulado ou raspa de chocolate para enfeitar.

Ingredientes

1 xícara de chá de leite

1 xícara de chá de óleo

4 ovos2 xícaras de farinha especial s/glúten

1 xícara de achocolatado em pós sem glúten

1 xícara de açúcar

1 colher de sopa de fermento

Mistura da farinha especial s/glúten

2 ¾ de xíc. de farinha de arroz integral1 ¼ de xíc. de fécula de batata de amido de milho¾ de xícara de polvilho doceMistura tudo e guarde em um vidro.

Serviço

o que é: Dona menina torteria

contato: 3082-8822

o que é: Ateliê Lu Guerreiro

contato: 8121-1404


Publicidade
Publicidade