Publicidade
Entretenimento
Vida

Dia da Consciência Negra será lembrado com Festival de Cultura Negra em Manaus

Evento começa hoje (18) e vai até o dia 20, sexta, Dia da Consciência Negra. Festival contará com presença de série de artes da região que representam o movimento negro 18/11/2015 às 12:16
Show 1
Elisa Maia é uma das atrações do show “Cantos Negreiros”
A CRÍTICA Manaus (AM)

Entre hoje (18) e sexta-feira (20) acontece na capital amazonense o Festival de Cultura Negra 2015, que contará com a presença de uma série de artistas da região que representam o movimento.

A abertura do festival será no palco do Teatro Amazonas, a partir das 20h, com entrada gratuita. Na primeira noite do Festival de Cultura Negra acontecerá a homenagem às Personalidades Negras nas categorias: Homenagem Quilombo, Grupo de Capoeira, Juventude Negra, Mulher no Movimento, Projeto na Escola, Sacerdotes/Sarcedotisas, Diversidade Cultural e Cidadania.

A música fica por conta de Márcia Siqueira, Elisa Maia, Jéssica Stephens, Luiz Fernando, Antonio Bahia, James Rios e Mara Lima, que se reúnem no show “Cantos Negreiros”.

De acordo com o cantor James Rios, o convite surgiu há muito tempo, mas por causa da agenda de eventos foi impossível participar. “Quando consegui participar logo chamei a Márcia Siqueira e todos gostaram da apresentação. Recebemos um novo convite para integrar a programação do festival deste ano. A apresentação vai emocionar o público”, disse ele.


James Rios também se apresenta no Festival. Divulgação

No repertório, músicas que remetem à luta dos negros contra o preconceito. Na apresentação, James e Márcia farão um duo para o público. O setlist contará com “Ilê de Luz”, de Daniela Mercury, “Milagres do Povo”, de Caetano Veloso, “É d’Oxum”, de Gal Costa e “A Mão da Limpeza”, de Gilberto Gil.

Sobre James Rios

Em contato com a música desde os 10 anos de idade, quando ainda cantava para o coral da escola, James deixou de tê-la como um hobby e se integrou às bandas de bailes, marcando o começo de seu trabalho.

Com a carreira pautada no cenário musical da noite, o amazonense enfatiza a música nacional e já chegou a fazer pré-shows para cantores consagrados, como Ivete Sangalo, Roberta Miranda, José Augusto, Tânia Alves, Elymar Santos, além de pós-show para Daniela Mercury.

Programação

No dia 19 de novembro, a programação inicia às 18h com uma oficina de turbante, trançado e maquiagem para pele negra, além de debates na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, ao lado da Cidade dos Carros.

O encerramento do festival acontece no dia 20, às 18h, com uma comemoração aos 100 anos do Samba na Agremiação Primos da Ilha, na Rua Gaudêncio Ramos, 317 - São Francisco.

O Festival de Cultura Negra é uma realização do Instituto Ganga Zumba em parceria com o Coletivo Difusão.

A organização conta com o poio da Escola de Samba A Grande Família, da Prefeitura de Manaus por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e DCE UEA. Programação completa Mais informaçõespelo telefone (92) 98261-9162.

Publicidade
Publicidade