Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
Vida

Dia Nacional do Escritor é comemorado com encontro sobre Liberdade de Expressão

Ministrada pelo advogado e jornalista Júlio Lopes, palestra contou com a presença de membros ilustres da literatura amazonense



1.jpg compuseram a mesa juntamente do palestrante Julio Antônio Lopes, o presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL), Armando Andrade de Menezes, o fundador a Asseam, Gaitano Laertes Antonaccio, e o presidente da Asseam, Leonardo Missipi
25/07/2015 às 19:22

Na manhã deste sábado (25), a Associação dos Escritores do Amazonas (Asseam) promoveu a palestra “Liberdade de Expressão”, ministrada pelo advogado e jornalista Júlio Antônio Lopes, em comemoração ao dia nacional do escritor.

Na ocasião, compuseram a mesa juntamente do palestrante Julio Antônio Lopes, o presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL), Armando Andrade de Menezes, o fundador a Asseam, Gaitano Laertes Antonaccio, e o presidente da Asseam, Leonardo Missipi.



De acordo com o imortal da AAL ocupante cadeira 23, que tem como patrono Cruz e Silva, Julio Lopes, ele não considera como palestra a reunião de hoje, mas sim um colóquio.  “Hoje não estamos aqui para ouvir uma palestra, mas sim um colóquio, onde há a troca de ideias, pois o tema 'liberdade de expressão' diz respeito a todos os presentes neste encontro”, explicou o advogado e jornalista que abrangeu na sua apresentação os temas discurso do ódio, biografias não autorizadas, humor nas eleições etc.

Para o presidente da AAL, esta reunião foi uma oportunidade de se sentir mais livre num encontro leve sobre um tema tão importante para os escritores da terra. “Tivemos a chance de discorrer de uma maneira agradável e eficaz, sobre temas jurídicos tão importantes para nossa classe. E como o mestre Waldemar Pedrosa dizia, pai d´égua é pejorativo, mas quando é bom, é bom mesmo e este encontro foi literalmente pai d´égua”.

As atividades iniciaram com um sarau de chorinho, sendo as canções “Carinhoso” e “Pedacinho do céu” interpretadas pelos músicos Vanderlan Paulino e Max Léda. Na oportunidade também, o presidente da Asseam, Leonardo Missipi, apresentou a nova bandeira da Associação dos Escritores do Amazonas.

Estiveram presentes no evento o presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas, Raimundo Colares, o político Abel Alves, o advogado Mario Lucio,especialista na norma culta e professora de língua portuguesa Rita Haikal, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Cláudio Guenka, além de outros membros da Asseam.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.