Publicidade
Entretenimento
Vida

Dia Nacional do Samba é celebrado com shows, em Manaus

Quem curte o estilo pode vibrar com o show de Júnior Rodrigues e Ernesto Pires, ou com as divas do 'Elas Cantam Samba' 02/12/2014 às 12:37
Show 1
O carioca Ernesto Pires (à cima do lado esquerdo) fará o primeiro show em Manaus; O sambista amazonense Júnior Rodrigues e as cantoras do “Elas Cantam Samba” também estarão no evento
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Existe um bar tradicional de samba e choro em Copacabana, no Rio de Janeiro chamado Bip Bip, do qual o sambista amazonense Júnior Rodrigues é frequentador novato, e o sambista carioca Ernesto Pires é figura cativa do espaço. Lá, eles se conheceram pessoalmente. “Me identifiquei muito com o estilo dele de compor e cantar, e já tinha acesso à obra dele por meio de CD’s”, diz Júnior.

Entre uma cerveja e outra, surgiu aí o convite a Ernesto para vir a Manaus e apresentar um show ao lado do nosso conterrâneo. E é justamente nos embalos do Dia Nacional do Samba comemorado hoje (02) que os artistas se reúnem amanhã (03) para celebrar no Amazonas o gênero que os uniu.

Júnior sempre dedicou sua vida a trazer a Manaus artistas que ainda não tinham seus trabalhos divulgados pelo Norte, tanto da região quanto de fora dela. “E o Ernesto é uma continuidade disso mesmo morando no Rio. Vamos fazer o show juntos e será um show mais contemplativo, como se fosse um bar-teatro”, ressalta Rodrigues.

No show, mais oito intérpretes de Manaus devem dar o “ar de seu som” no evento, como Dudu Brasil, Celestina Maria, Assis Almeida, Jaiminho K9, Paulo Kabessa, Jayr e Joubert (Ases do Pagode), Douglas (Fino da Bossa) e Zé Mario. Entre os seus sucessos autorais, Júnior confirma no show as canções “Parti do Alto”, “Todos os Santos”, “A Casa da Mãe da Gente” e “Tolerância Zero”.

Expectativa

Considerado uma das melhores vozes do samba dos últimos tempos, o carioca Ernesto Pires já esteve em Manaus a passeio. Porém esta é a primeira vez que ele virá para uma apresentação. Segundo Pires, seu show será uma mistura de canções autorais com outras de sucesso e demais músicas representativas nas celebrações do Dia Nacional do Samba.

Das músicas que ele pode citar do seu repertório estão Lua (do CD “Mestiço”), Terreiro de Iaiá (do CD “Novos Quilombos”) e Classificado (do CD “Terra Batida”). Daqui, ele adora o povo e a cultura. “É tudo bastante diferente como é tudo no Brasil com essa quantidade de rios e lendas, músicas, danças e festas”, relembra.

E como o samba tem o poder de estabelecer laços, não poderia ficar de fora do show uma música de Ernesto Pires composta em parceria com Júnior Rodrigues, intitulada “Que nem Vela”. A canção será cantada pela primeira vez em Manaus. “É um samba dolente que fala com muito humor das lutas da vida... mas no final tem uma mudança de levada que passa a ser de samba de roda”, destaca Ernesto.

‘Elas Cantam Samba’

Um exemplo de mulheres que se unem em prol do estilo são as cantoras Lucilene Castro, Cinara Nery, Márcia Siqueira e Fátima Silva. Também em comemoração ao dia nacional do gênero, elas apresentam amanhã (03) mais uma edição do show “Elas Cantam Samba”, às 19h, no Tacacá da Gisela (Largo São Sebastião, Centro).

“Como estamos no vigésimo show do projeto, mostraremos um apanhado do repertório no qual já trabalhamos no projeto, com músicas de artistas como Alcione, Beth Carvalho, Revelação, Fundo de Quintal, Arlindo Cruz e Jorge Aragão. É claro que não podemos esquecer dos compositores da nossa região, como Júnior Rodrigues e Chico da Silva”, afirma a cantora Cinara Nery. O show terá a duração de 2h e meia e é gratuito.

Serviço

O quê: Show de Júnior Rodrigues e Ernesto Pires

Quando: Amanhã (03), às 20h

Onde: Pagode do Coronel (Rua Japurá, 676, Praça 14)

Quando: R$ 100 (mesa)

Reservas: 98156-1578/99165-3111

Publicidade
Publicidade