Publicidade
Entretenimento
Vida

Dicas para varandas e sacadas com charme e praticidade

Alguns toques decorativos podem tornar esses espaços não só charmosos como funcionais. Segundo a decoradora Beth Luz é possível trabalhar a decoração apropriada para sacadas e varandas sem gastar muito 13/06/2015 às 10:38
Show 1
É importante decorar com móveis outdoor, que não estragam com o sol e a chuva
Loyana Camelo Manaus (AM)

Em meio ao caos da cidade grande que Manaus se tornou, recorrer a um cantinho para relaxar ao ar livre pode ser uma boa forma de destressar. Esse refúgio não precisa ser a quilômetros de distância. Pelo contrário, por vezes está mais perto do que imaginamos: dentro de casa, em nossas varandas ou sacadas. Estes espaços por vezes ficam subutilizados, quando em verdade com alguns toques decorativos podem se tornar não só charmosos como funcionais.

Das menores até às mais avantajadas, é perfeitamente possível trabalhar a decoração apropriada para sacadas e varandas sem precisar desembolsar grandes quantias. Esse é o pensamento da decoradora Beth Luz, mineira com quase 30 anos de atuação na capital amazonense.

“O gosto não se divide em rico ou menos rico. Vemos objetos cercados de alto valor que, muitas vezes, não nos enchem os olhos. Um vasinho florido, uma cadeira antiga de ferro do tempo da vovó também são bonitos e aconchegantes”, afirmou.

Beth lista diversos objetos que podem não só adornar as varandas e sacadas, como também podem ser úteis. Um exemplo é quando o local tem churrasqueira e lá são feitas refeições informais entre a família e amigos. Para se evitar de ficar indo e voltando à cozinha, a decoradora dá a ideia do que se manter por perto.

“Pode se colocar uma pequena adega, máquina de gelo, cafeteira elétrica, bandejas, copos, abridores e panos de prato” exemplifica Beth, citando que deve ser dada a preferência aos móveis outdoor, os quais não estragam quando ao ar livre.

O morador, no entanto, deve fugir da ideia de deixar a varanda/sacada com cara de cozinha. Deve manter o aspecto de “living”. Quando de tamanho avantajado, uma boa ideia é fechar o ambiente com vidros temperados (mantendo a vista) e ar-condicionado.

Espaço reduzido

Os apartamentos com sacadas pequenas não ficam de fora. Beth Luz dá sugestões funcionais. “Podem ter plantinhas, puffs, um vaso maior com uma jabuticabeira que dá sombra e uma mesinha com petiscos, bebidas ou apoio para notebook”, descreve.

Outra sugestão da decoradora é a tendência dos tecidos de estofo (o mesmo dos sofás), que são bonitos e baratos.

Sugestões

Para os andares altos onde a incidência do sol é garantida, aposte em vasos com pés de jabuticaba, romã e pitanga;

As áreas quentes (fogão /churrasqueira) e as frias (com geleiras / coolers) devem ficar o mais distantes quanto possível, pois o calor dificulta o desempenho dos freezers e geladeiras;

Decks de madeira no piso permitem a drenagem da água da chuva para os ralos existentes.

Publicidade
Publicidade