Publicidade
Entretenimento
Fitness

Direto da Alemanha, acessório que estimula o colágeno desembarca em Manaus

A técnica foi desenvolvida em 2001 pelo fisioterapeuta holandês Jan Hermans para a recuperação de lesões dos atletas das equipes de baseball, hóquei e volei 29/05/2016 às 13:31 - Atualizado em 29/05/2016 às 18:48
Show 1087397
O equipamento pode ser associado a outras atividades físicas como de corrida, caminhada na esteira ou outdoor, step, jump, ginástica localizada ou musculação. (Fotos: Aguilar Abecassis)
Lucy Rodrigues Manaus (AM)

Um tubo cilíndrico à primeira vista parecido com um halter, com uma massa solta em seu interior  capaz de, durante a atividade física, induzir a produção de colágeno, aumentar o gasto calórico e até mesmo ajudar na reabilitação e prevenção de lesões. Essa é a promessa do XCO-Trainer®, equipamento que acaba de ser lançado no País pela empresa alemã  Flexi-Sports e chega a Manaus como uma das novidades apresentadas no Encontro Nacional de Atividade Física, (ENAF).

“O segredo do equipamento é essa massa de grânulos de ardósia em seu interior que, durante movimentos  bem aplicados, com vai-e-vem, produz impacto reativo nos músculos e articulações. Estudos científicos apontam que o uso do equipamento promove gasto calórico de 33% a mais que em uma atividade física comum, por trabalhar com todos os músculos do corpo, fazendo com que as células ajam mais rápido e induzindo a produção de colágeno”, explica a instrutora da empresa, Gabriela Hortêncio, que esteve esta semana em Manaus aplicando treinamentos e demonstrando a novidade para profissionais, empresários e alunos.

A técnica  foi desenvolvida em 2001 pelo fisioterapeuta holandês  Jan Hermans para a recuperação de lesões dos atletas das equipes de baseball, hóquei e volei. 

“Ele testou ingredientes como bolas de gude, areia, água e o que deu o resultado esperado foi a ardósia, pois trabalhou e fortaleceu a musculatura dos atletas, tratando lesões nas articulações de ombros e cotovelos”, relata Gabriela.

De acordo com estudo realizado pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, os exercícios praticados com o X-Co Trainer  têm uma resposta metabólica e cardíaca alta, incentivando na aceleração da reabilitação de atletas que sofriam com lesões no tecido conjuntivo profundo como tendões, ligamentos e cartilagem.

Boa receptividade

A instrutora, que iniciou as primeiras aulas com o equipamento no Brasil na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, garante que a novidade foi aprovada pelos alunos. 

“As pessoas amam porque como o impacto do exercício é reativo, isso faz com que os músculos e tendões se contraiam e, quando o peso chega em uma extremidade do cilindro, a musculatura já está toda contraída, protegendo as articulações. Então não tem como se lesionar porque o equipamento veio da fisioterapia. A gente fez uma aula em um resort de Búzios só com mulheres sedentárias e elas amaram, pois chegaram com dor e saíram sem dor”, garante.

Além do Rio de Janeiro, a novidade também está sendo aplicada em academias de São Paulo e Espírito Santo. 

Versatilidade

O equipamento pode ser associado a outras atividades físicas como de corrida, caminhada na esteira ou outdoor, step, jump, ginástica localizada ou musculação. 
Entre as novidades trazidas pela empresa, aulas exclusivas, desenvolvidas para academias, com o XCO-Trainer®. A modalidade  XCO HITT®, por exemplo, consiste em uma aula de treinamento intervalado de alta intensidade que aumenta o gasto calórico, resistência muscular e cardiovascular, além de acelerar o metabolismo e fortalecer o core. 

“Essas aulas são novas oportunidades de fazer exercícios de forma saudável e segura, já que as articulações durante o treino estão protegidas e os movimentos não acontecem nas posições finais. O treinamento é terapêutico e reconhecido na melhora da percepção senso motora, liberando tensões musculares”, complementa Hortêncio.

A instrutora proferiu aulas de demonstração da modalidade na quarta-feira em Manaus, no Clube do Trabalhador do Sesi e durante os quatro dias do Enaf, no Manaus Plaza, com ótima aceitação pelos alunos e profissionais presentes. 

Ela deverá retornar a Manaus nos dias 14 e 15 de julho para proferir uma certificação na modalidade aos profissionais de Educação Física e fisioterapeutas interessados. Quem quiser participar ou saber mais informações pode entrar em contato pelo email brasil@flexi-sports.com.
 
Sobre o Enaf 2016

O Encontro Nacional de Atividade Física - ENAF é considerado o maior evento de Sport & Fitness e Saúde realizado na América Latina em que cada edição reúne cerca de 20 mil participantes.

Na capital amazonense, o evento iniciou no dia 26 e encerra hoje, no Manaus Plaza Centro de Convenções, ofereceu em quatro dias mais de 50 cursos, palestras e workshops acontecendo simultaneamente, de manhã, à tarde e à noite voltados para estudantes em graduação, praticantes de esportes, profissionais formados e/ou autônomos.

Benefícios do uso do equipamento

Gasto de 33% a mais de calorias em cada treino. 

Estimula a produção de colágeno. 

Trabalha todos os músculos do corpo de uma única vez e ajuda a definir a musculatura. 

Aumenta a potência, a força e induz o ganho de massa muscular

Ajuda a prevenir e tratar lesões

Pode ser associado a outras atividades físicas.

Flexi-Bar

Outra novidade trazida pela empresa alemã Flexi Sports ao Enaf foi a Flexi-Bar®, uma barra oscilatória que fortalece a musculatura e previne lesões ocasionadas pela prática de outros esportes, além de reduzir dores nas costas, reorganizar a postura, fortalecer o abdômen e relaxar a tensão muscular. Trata-se de um aparelho com duas funções: terapia e ginástica.

Publicidade
Publicidade