Publicidade
Entretenimento
Vida

Diretores lançam coletânea inédita com textos para teatro

Com prefácio de Roberto Alvim, do Club Noir (SP), "Outras Dramaturgias" reúne produções de Danilo Reis, Denni Sales, Francis Madson e Jean Palladino. Evento de lançamento será lançado neste sábado, dia 4 de julho, no Espaço das Cias. 01/07/2015 às 12:32
Show 1
O evento vai contar com sessão de autógrafos, bate-papo com os artistas, leitura dos textos e coffee break
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Quatro dramaturgos e quatro textos com vocação para a cena. Esse é o “elenco” reunido no livro “Outras Dramaturgias”, que será lançado neste sábado, dia 4 de julho, no Espaço das Cias. (Rua Dona Libânia, 330, Centro), às 19h. A coletânea, que sai pelo selo independente Thysanura Edições de Rua, dá uma mostra da produção recente de quatro jovens autores de Manaus: Danilo Reis (“Estreito Corredor”), Denni Sales (“Dinossauro”), Francis Madson (“Obevandiva”) e Jean Palladino (“Primeiro Quarto”).

Com prefácio assinado pelo diretor e dramaturgo do Club Noir (SP), Roberto Alvim, um dos mais destacados encenadores do teatro contemporâneo brasileiro, a obra traz ainda um texto do diretor amazonense Jorge Bandeira, do Teatro Éden, na contracapa. 

Das quatro peças reunidas em “Outras Dramaturgias”, apenas “Obevandiva” e “Estreito Corredor” são inéditas; “Primeiro Quarto” foi montada em 2014 com direção de Danilo Reis, e “Dinossauro” estreou em fevereiro deste ano, também no Espaço das Cias. 

EXPERIÊNCIA

Segundo Danilo Reis, que atua nos grupos Casa 407 (RJ) e Artrupe (AM), a escrita e a atuação o acompanham desde que ingressou no teatro. “É algo extremamente importante na minha formação artística. O texto que está no livro já foi encenado, já pôde ser experimentado na fala, em vozes dos atores. Agora é outro momento, muito essencial: o diálogo com o leitor”, diz.

“Além disso, esse livro reúne artistas de quem sou fã antes mesmo de eu começar a trabalhar com arte. Já admirava o trabalho do Denni, do Madson e do Jean. Eles já apresentavam uma produção intensa e bonita. Fico feliz em poder fazer parte desse projeto”, completa Reis.

Para Madson, diretor da Soufflé de Bodó Company (AM) e da Cia. Boi de Piranha (RO), ter uma obra em circulação é um passo importante para qualquer artista que labuta no ofício. “São outras responsabilidade e desejos. Além da coletânea em si já ser algo relevante, circular com essas produções contribui para a difusão desses trabalhos entre outros públicos, principalmente na região Norte”, destaca.

O artista acredita o lançamento vai proporcionar o envolvimento dos dramaturgos em outras publicações de forma autônoma e responsável. “Pretendo lançar três outros livros com peças escritas entre 2003 e 2013, sendo um só com textos infantis e ilustrado”, adianta.

‘RADICAL E POTENTE’

O contato com Roberto Alvim se deu durante uma oficina de dramaturgia da qual Danilo Reis participou no Club Noir. “Ele me mostrou o trabalho dele e de outros autores de Manaus. Achei vários deles extremamente promissores e interessantes, muito singulares, até que um dia ele veio com a proposta de eu escrever o prefácio”, contou Alvim.

“Foi gratificante para mim ler essas peças e, na sequência, tentar mapear conceitualmente as estratégias extremamente originais que estão sendo criada aí”, explicou o diretor, que até então se sentia “ignorante” sobre a cena manauara e hoje a considera “potente e radical”. 

No que depender dele, as portas do Club Noir estarão abertas para que o livro seja lançado também em São Paulo. “Tentei dar uma contribuição para tornar essa cena mais visível. Ela tem que despontar, ser conhecida e encenada em outros Estados”, emenda.

SERVIÇO

o quê: Lançamento do livro "Outras Dramaturgias"

onde: Espaço das Cias. (Rua Dona Libânia, Centro, próximo ao Bar do Armando)

quando: Sábado, dia 4, às 19h

quanto: Acesso gratuito

Publicidade
Publicidade