Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Vida

Djuena Tikuna e Gonzaga Blantez foram selecionados para o Festival Cidade Canção, no Paraná

Nesta quarta (22), Djuena sobre no palco do Teatro Calil Haddad para apresentar a música “Ngetchãütümãü”; no sábado, dia 25, é a vez de Blantez mostrar o som do seu “afrobeiradão” com a música “Panela de Barro”



1.jpg Abner Viana, Eliberto Barroncas e Diego Janatã vão acompanhar Djuena. Já a canção 'Panela de Barro' está no novo CD de Gonzaga Blantez
21/05/2013 às 13:58

A 35ª edição do Festival de Música Cidade Canção (Femucic), que acontece de 22 a 25 de maio, em Maringá (PR), terá a participação de dois representantes do Amazonas: Gonzaga Blantez e Djuena Tikuna. O festival, que não tem caráter competitivo, é realizado pelo Sesc Paraná e, desde 1977, reúne músicos dos mais diferentes estilos e linguagens em torno de uma mesma causa, a valorização das sonoridades brasileiras.

Nesta quarta (22), Djuena sobre no palco do Teatro Calil Haddad para apresentar a música “Ngetchãütümãü”; no sábado, dia 25, é a vez de Blantez mostrar o som do seu “afrobeiradão” com a música “Panela de Barro”. As canções amazonenses estão entre as 52 selecionadas de um total de 804 incrições.

Composição inédita que encerra o álbum “Cantigas, Tambores e Folias”, recém-lançado por Blantez, “Panela de Barro” nasceu depois de uma caldeirada de Surubim. “Apesar de ter um tom bastante regional, é uma música com linguagem universal, todo o Brasil consegue se ver nela”, contou o músico, que participa pela primeira vez do Femucic.

Tradição


Em português, “Ngetchãütümãü” significa “lamentação” e é uma música tradicionalmente cantada pelo povo Tikuna. Para ouvir a canção na voz de Cláudia Tikuna, leia o QRcode ao lado com a câmera do seu smartphone.

“Ngetchãütümãü’ fala sobre as terras que estão sendo tiradas do povo indígena e sobre o que vai sobrar para nossos filhos e netos”, explicou Djuena, que se diz orgulhosa em poder representar o Amazonas – ela já se apresentou em cidades como Rio de Janeiro, Cuiabá, São Paulo e Brasília.

Gravação

A banda Os Tucumanus e a cantora Karine Aguiar foram outros representantes da música amazonense que passaram pelo festival em edições passadas. Neste ano, Djuena e Blantez também terão a chance de terem suas músicas selecionadas para a gravação do quinto DVD e 18º CD do Femucic.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.