Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021
Cinema amazonense

Documentário sobre artista amazonense começa a ser gravado este mês

Trabalho foi contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc da Manauscult



2d3ccce8-b290-4103-b29f-975a88447464_5D771119-9970-4762-AFAD-7A3D44B3C7A5.jpg Foto: Divulgação
05/12/2020 às 09:37

Documentário em forma de curta apresenta a história do artista amazonense Marius Bell, que produziu cartazes de diversos filmes de grande sucesso dos cinemas do centro de Manaus nas entre as décadas de 1970 e 1980. O artista produziu mais de 9 mil cartazes e o documentário é uma produção da “Já num te disse” filmes.

O curta será gravado entre os dias 21 e 23 de dezembro, seguindo as recomendações de saúde da OMS em relação à pandemia do novo coronavírus. Para o diretor, George Augusto, Marius Bell ilustrou suas caminhadas no centro de Manaus. “O cartaz era muito colorido e cobria um espaço grande no muro. Eu era criança, mas me marcou um desenho grande, chamativo em contraste com as demais lojas. O cartaz do ET era meu favorito, mas também gostava dos trapalhões. É uma memória associada ao cinema de Manaus”.



Marius Bell é amazonense, pintor, escultor e muralista, participou de várias exposições coletivas e individuais. Entre seus trabalhos estão a estátua pedestre de Santo Antônio no município de Borba com 13 metros de altura. A pintura do Cristo  no teto do Santuário Amazonense de Borba também é um trabalho do artista.

“Comecei a rabiscar aos 7 anos e aos 13 fui expulso do colégio justamente por um desenho que fiz, mais isso não fez com que eu acabasse com minha atividade de desenhar. Comecei a pintar aos 30 anos e os cartazes de cinema em meados dos anos 1970, ai eu não parei mais”, revelou.

O projeto foi contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc da Manauscult e tem envolvimento de diversos profissionais premiados do audiovisual amazonense. O diretor George Augusto já participou de edições do Amazonas Film Festival e de outras mostras competitivas como a de Cinema Infantil de Florianópolis (SC), uma das mais importantes do cinema nacional.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.