Publicidade
Entretenimento
DICAS&MAIS

Peças com bordado e crochê são opções para presentear ou decorar ambientes

Marcas em Manaus investem em produtos feitos com técnicas tradicionais passadas de geração a geração 11/09/2016 às 15:28
Show 1133302
Bordado com moldura do Estúdio Costurita
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Carolina Steves tinha dez anos de idade e ainda morava em Brasília quando começou a ter aulas de bordado com uma vizinha, Dona Conceição. O estímulo maior veio da mãe dela, que viu na atividade manual o hobby perfeito para a ansiedade da filha. “Comecei a fazer os primeiros pontos e coloquei o bordado de vez na minha vida”, conta Carolina, hoje com 23 anos e radicada em Manaus.

O bordado também ajudou a jovem a escolher o curso universitário. Formada em Design, ela elegeu o seu antigo hobby como tema do TCC, que propunha a criação de uma marca própria, o Estúdio Costurita, dedicada a produtos feitos com bordados manuais.

“O bordado ainda é muito estereotipado, então minha ideia era revitalizar essa técnica e mostrar para todo mundo o quanto ela é legal. É uma coisa que não diferencia idade ou sexo, e ao mesmo tempo uma arte flexível, que pode ser aplicada em superfícies diferentes, com padrões e cores mais modernas”, diz.

Alguns produtos estão disponíveis na loja colaborativa Jogo de Nós (rua Rio Içá, 1012, Vieiralves), mas Carolina também aceita encomendas personalizadas: é só chegar com a ideia. Dentre as opções estão broches de pano, colares, brincos, quadros, cartões de papel bordados e camisetas.

“Também estou começando a bordar em madeira, uma técnica nova que usei para fazer alguns pingentes. Uso um pedaço de madeira de 4,5 cm, faço furos e aplico o bordado”, explica. Para conhecer o Estúdio Costurita, basta acessar o perfil da marca no Instagram (@estudiocosturita) ou o site www.elo7.com.br/ estudiocosturita.

Crochê

O talento da jornalista Carla Yael também despertou cedo para os trabalhos manuais. Aos dez anos, ela aprendeu a fazer crochê com uma amiga da mãe dela, que ficou um tempo hospedada na casa da família. De lá para cá, Carla foi aperfeiçoando a técnica com a ajuda de revistas especializadas, mas foi depois do Youtube que ela passou a ampliar as possibilidades de criação com o crochê.

“Os tutoriais trazem muitas ideias diferentes, então comecei a fazer colares, bolsas e a usar outros materiais que não fossem somente as linhas tradicionais. Hoje uso barbante e punho de rede para compor as peças, dá um diferencial”, conta.

As almofadas e tapetes customizáveis com temas de animais são uma boa pedida para os pais que procuram um acessório diferente para o quarto das crianças. Alguns modelos podem ser conferidos no perfil da artesã no Instagram: @carlayael.

Ainda em Manaus

@sonhosdebabuxa: Miniaturas colecionáveis feitas de lã. Também disponível na loja colaborativa Jogo de Nós.

@lummidecor: Artigos de decoração exclusivos feitos a mão.

 

Publicidade
Publicidade