Publicidade
Entretenimento
Artes visuais

Exposição em São Paulo mostra trajetória de Sílvio Santos

Visitante percorre os cenários dos principais programas criados pelo "homem do baú" 05/02/2017 às 05:00
Show silvio santos
Em ordem cronológica, mostra apresenta desde a infância de Silvio Santos
Lídia Ferreira São Paulo (SP)

SÃO PAULO (SP) – Até mesmo no museu, o público fiel, especialmente em um dia associado a ele, há anos. Em pleno domingo, a fila ao redor do MIS (Museu da Imagem e do Som) é grande, tudo porque “Silvio Santos, vem aí”. E nem é o “homem do baú” de fato, ao vivo, com distribuição de sorrisos e dinheiro, e sim a exposição que percorre a trajetória de um ícone da televisão brasileira, criador do SBT.  

Intitulada “Sílvio Santos vem aí”, a mostra apresenta a trajetória do comunicador e empresário  nascido no Rio de Janeiro. Em ordem cronológica, os curadores  André Sturm e Gabrielle Araújo contam desde a infância de Senor Abravanel, com imagens dele ainda pequeno e logo mais do jovem frenquentador assíduo  da Cinelândia. Mas os detalhes da vida pessoal param nos primeiros espaços da montagem, recheada de fotos, vídeos, áudios e objetos que representam o universo do “patrão”. 

O visitante percorre por 30 espaços, divididos em dois andares do MIS. A primeira fase é monocromática e enfoca bem o período em que ele se dedicou a rádio e iniciou a carreira de empresário, como camelô. São muitas histórias. Aos 14 anos, ele chama a atenção, ao  vender seus produtos, pela voz marcante. Senor então ganhou um concurso de rádio e virou Silvio Santos. Como ganhava mais como camelô, pediu demissão.  Um fato curioso mostra que ele despertou para veia empreendedora durante o trajeto na barca Rio-Niterói. Ao voltar para casa, percebeu que a viagem era desanimada e as pessoas passavam sede. Resolveu comprar dois alto-falantes, com a recisão da rádio,  para animar os passageiros e assim conseguir vender refrigerante e cerveja. Se tornou o maior vendedor da marca Antártica em solo carioca. “É interessante saber destes detalhes. São muitas coisas sobre ele, dá para passar horas aqui”, diz a administradora Maria Nunes. 

Cenário 
A maior parte da exposição é dele  em frente às telas.  A experiência de venda nas ruas o fez virar um dos pioneiros do merchandising no veículo.  Nos telões  é possível ver imagens dos primeiros programas, com ele sempre vestido de terno e o mesmo estilo de apresentação. As entrevistas com crianças já eram, ainda na fase em preto e branco, uma marca do comunicador. “A gente vê que ele não mudou muito, são quase as mesmas bricandeiras”, diz  a estudante Rafaela Miralle. 
Um marco são os cenários que remetem aos principais programas criados e apresentados por Sílvio.  Entre eles estão “Qual é a música?” onde o visitante pode girar a roleta, escutar a pergunta do comunicador e ainda bater o sino. 

O mesmo acontece com  “Baú da Felicidade”, “Roletrando”, “Domingo no Parque”, “Namoro na TV”, entre outros, como o mais atual “Jogo do Milhão”, onde o visitante tem a possibilidade de jogar com um amigo. “Uma pena que não tem prêmio de verdade”, brinca o vendedor João Dias. Os jurados dos shows de calouros também foram homenageados na mostra, assim como a “Porta da Esperança”. Programas da grade do SBT também foram representados, entre eles o seriado “Chaves”. Quem percorrer o MIS pode “entrar” na vila, bater na porta da “bruxa do 71” e até entrar na “casa do Chavito”, que é o barril. Tudo isso pode ser ainda mais emocionante com os áudios da série, disponíveis em alto-falantes a um click. O Troféu Imprensa e outras criações   também foram eternizadas na mostra em que ele mesmo percorreu com a família e se emocionou. “Que vocês tenham a mesma felicidade que eu tenho nesses meus 86 anos. Muito obrigado a todos pela homenagem”, disse ele no dia que visitou o MIS.

Serviço
O quê:  Exposição “Silvio Santos vem aí!”
Onde:  Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – Jd. Europa, São Paulo)
Quando:  Até 12 de março, com visitação de  terça a sexta das 11h às 21h (entrada até 20h), e aos sábados das 10h às 22h (entrada até 21h)
Ingresso:  R$ 30 
Vendas:  Site ingresso Rápido

Publicidade
Publicidade