Quinta-feira, 20 de Junho de 2019
BOI

Jornal A Crítica dá brindes para fãs de Caprichoso e Garantido

Edição deste domingo tem CD especial de presente aos leitores contendo as 20 principais toadas dos bois Caprichoso e Garantido preparadas para o 54º Festival Folclórico de Parintins



bv0428-01F_7891C754-A098-4501-BB0A-D0A38EBA364A.jpg Brindes acontecem nesse domingo (2). Foto: Divulgação
02/06/2019 às 08:11

Quem adquiriu o jornal A CRÍTICA deste domingo (2), seja por meio de assinatura ou compra nos principais pontos da cidade, com certeza já está aproveitando o CD especial composto pelas 20 principais toadas dos bois Caprichoso e Garantido, preparadas para o 54º Festival Folclórico de Parintins. O item faz parte de um conjunto de brindes dos bumbás que virão encartados no jornal ao longo das próximas semanas, incluindo pôsteres e copos para os fãs do ‘azul’ e ‘vermelho’ garantirem seus acessórios para brincar de Boi.

“Já é tradição do jornal A CRÍTICA promover brindes que são encartados no jornal na época em que se aproxima do Festival Folclórico de Parintins. Logo as pessoas lembram do CD e copos, dois itens especiais que não podem faltar”, afirma o gerente de Marketing Corporativo da Rede Calderaro de Comunicação (RCC), Rodrigo Barros. 

Segundo ele, os fãs dos bumbás podem ficar atentos para o calendário de brindes programados para o jornal: no dia 09 de junho, quem comprar o jornal recebe gratuitamente um copo com as cores do Boi Caprihoso, e no dia 16 de junho um copo nas cores do Garantido. Os pôsteres sairão de 17 a 22 deste junho. Dia 23/06 é a vez da Revista Parintins. E de 24 de junho a 1º de julho serão veiculadas matérias especiais de Parintins.

‘Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis’ 

O disco com as novas toadas do Boi Caprichoso foi lançado com grande festa em Manaus, no dia 04 de maio, durante evento que contou com a presença dos itens oficiais, Marujada de Guerra e participações dos grupos de dança e torcidas oficiais. Em Parintins, o lançamento aconteceu dia 27 de abril, no Curral Zeca Xibelão. O disco teve produção musical de Neil Armstrong, Labamba, Sidney Rezende, Paulinho Dú Sagrado e David Assayag.

Um dos pontos altos do novo disco do Caprichoso é a presença marcante sambista, intérprete musical, cantor e compositor brasileiro, Neguinho da Beija-Flor, que canta uma toada com David Assayag. A canção “Matriarca”, que segundo Neil é uma das emocionantes e que representa o tema, foi gravada pelo coral da Catedral e coral do Liceu deArtes e Ofícios Claudio Santoro. 

Outra novidade é a participação do cantor Belo como compositor no CD oficial, que em parceria com Adriana Cidade, onde o pagodeiro canta a toada "O Belo de Parintins", cuja obra é dedicada para o torcedor azul e branco. O CD 2019,  composto por 28 toadas, já está disponível nas plataformas digitais do Youtuber, Spotfy e Deezer, desde o dia 18 de março.

“No CD 2019 temos uma mesclassem de gêneros musicais, desde a linha com batidas africanas, passando pela musicalidade nordestina, um pouco de country, e, claro, mantendo o tradicional ritmo das toadas. Mais que nos outros anos, dessa vez iremos representar as músicas de uma maneira mais forte na arena, durante o espetáculo ”, afirma o produtor musical Neil Armstrong. 

Nós, o povo’

O Boi Garantido lançou o CD “Nós, o povo” dia 18 de maio, em Manaus, e contou com a presença do levantador Sebastião Junior e o apresentador Israel Paulain. Além deles, Leonardo Castelo, Carlinhos do boi, PA Chaves, Fabio Casagrande, M’ Black Marialva, Carlos Batata e Wanderson Rodrigues também trouxeram sucessos do bumbá vermelho. Em Parintins, o lançamento do CD aconteceu na Cidade Garantido, dia 30 de março, com a participação especial de Edilson Santana. Além dos cantores Patrick Araújo, Patrick Inzagui e Iezen Rocha. 

Segundo o compositor e um dos produtores do álbum, Enéas Dias, o novo trabalho foi feito em arranjos, poesias e harmonia que tem som, sabor e cheiro do povo. O novo disco contou também com a produção musical de Adriano Aguiar, Alder e Valdenor Filho. 

A voz principal do CD 2019 é do intérprete Sebastião Junior, acompanhada de Israel Paulain.  O novo CD conta com a participação especial dos cantores Edilson Santana nas toadas “Alegria e Folclore” e “Erveiras da Amazônia”, com participação de Gaby Amarantos, e Márcia Siqueira em “Rosas Vermelhas”. Ao todo, 23 toadas foram selecionadas, entre oficiais e estratégicas, direcionadas para a arena e a galera.  

Garantido
Nós, o povo (Enéas Dias, Marcos Moura, João Kennedy, Adriano Aguiar)
Meu nome é povão (Jaércio Anselmo, Bruno Bulcão, Ricardo Gadelha, Neilor Anselmo)
 Povo do garrote (Adriano Aguiar)
 Festa da liberdade (Fred Góes, Marcos Moura, Adriano Aguiar, Alder Oliveira, Enéas Dias)
Viva São João (Enéas Dias, Marcos Moura, João Kennedy)
Sete espíritos (Adriano Aguiar)
Legião vermelha (Adriano Aguiar, Maran Valério, Vanessa Aguiar, Nazira Marques)
Erveiras da amazônia (Hugo Levy, Ivânia Neves, Marcos Moreno)
Garantido imortal (Adriano Aguiar)
Rosas vermelhas (Enéas Dias, Marcos Moura, João Kennedy)

Caprichoso
Um canto de esperança para mátria Brasilis (Geovane Bastos E Guto Kawakami / Texto: Éricky Nakanome)
Rebojo (Cezar Moraes, Eder Lima E Diego Silva)
A vida me fez caprichoso (Roberto Miranda, Rodrigo Novaes e Rosenha)
Matriarca (Cezar Moraes, Diego Silva e Sandro Santos)
Mátria (Paulinho Dú Sagrado)
Aruanda: as três princesas (Geovane Bastos)
Waiá-toré (Ronaldo Barbosa Junior)
Dança dos tuxauas (Ralrison Nascimento, Moisés Colares e Frank Azevedo)
Tribo caprichoso (Guto Kawakami e Geovane Bastos)
Mistura de um povo (Rafael Assayag e Leonardo Pantoja)

“Como toada tradicional a mais forte é “Meu nome é povão”, que resgata a musicalidade das toadas antológicas do Garantido. Ela expressa todo sentimento do torcedor perreché, pois fala claramente do orgulho do torcedor em ser do Povão. Já como toada explosão da galera é a música “Povo do Garrote””, afirma o produtor musical Alder Oliveira.

Receba Novidades

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.