Publicidade
Entretenimento
VIDA DE ATRIZ

Com 20 anos de carreira, Rosana Dias é uma atriz de várias facetas

No ar em 'Espelho da Vida', Rosana Dias fala da rotina dividida entre estudos, teatro e TV. Ela afirma que sua paixão pelos palcos não se limita à interpretação 21/10/2018 às 09:50 - Atualizado em 21/10/2018 às 20:40
Show zbv0121 001f 327656ce 818b 4ff0 b337 e7acfe4c5947
Rosana Dias (ao centro) é a engraçada Valdete que é a fiel escudeira de dona Gil (Ana Lucia Torre). Foto: Divulgação
Hanne Assimen Manaus (AM)

Atriz, figurinista, autora, diretora, produtora teatral, professora... E tudo isso regado com muito bom humor. Tem que ter muito fôlego para acompanhar o dia a dia de Rosana Dias, 39 anos, detentora de todas essas qualidades profissionais. Atualmente ela é a engraçada Valdete em “Espelho da Vida”, novela das 18h, na Rede Globo.

A atriz conta que Valdete é especial, pois representa milhares de mulheres que abdicam da própria família pra cuidar de outra e ama como se fosse sua de sangue. Ela é espontânea, alegre e está sempre atenta a tudo a sua volta e se desdobra para agradar Gentil (Ana Lucia Torre), dona da pensão.

E ainda se sente na obrigação de proteger Pat (Débora Ozório), neta de sua patroa. E devido ser uma noveleira de carteirinha, Valdete fica deslumbrada com os artistas e equipe de filmagem que se hospedam na pensão.  “Eu e Valdete temos o mesmo fôlego. Ela é elétrica e faz mil coisas ao mesmo tempo”, declara sua identificação com Valdete.

Vida teatral

A comédia e o humor são inatos à Rosana. “Eu me lembro que por volta dos 6 anos já inventava peças, histórias e me vestia de personagem e visitava a casa da minha avó. Eu falava e agia como o personagem da vez. Todos agiam como se eu fosse aquela pessoa e eu acreditava”, conta sorridente.

Conhecida por sua irreverência, essa mulher engraçada e sorridente, possui uma postura forte e madura, notada através do seu comprometimento e entrega aos projetos artísticos onde está envolvida.

No teatro, já atuou em mais de 40 espetáculos, com destaque para a comédia. “Eu era muito feliz nos palcos, não imaginava que um dia fosse fazer trabalhos na tv.  Foi em 2004 que eu percebi que seria possível. Dai passei a almejar fazer parte do elenco do  Zorra Total. E estou na expectativa!”, declara.

Em 20 anos de carreira, essa mulher versátil também já conquistou alguns prêmios, como  o filme “Laura” que ganhou como melhor filme de Curta Metragem pelo cinema nacional em 2014.

Sua paixão pelos palcos não se limita à interpretação. Essa mineira determinada, sempre atuou paralelamente em outros setores da área, como maquiadora, figurinista, professora, autora, diretora e produtora teatral.

“É uma loucura! A gente acaba fazendo tudo ao mesmo tempo. Agora, por exemplo, além da novela, estou terminando a faculdade de Licenciatura em teatro e dou aulas de teatro para crianças e adolescentes. Nesse curso eu escrevo as peças, faço a direção, cuido da maquiagem, figurino, cenário. Mas, já tive espetáculos onde assinei só maquiagem e assim vamos sendo feliz e fazendo pessoas felizes, mesmo que por alguns momentos!”, conta sobre a rotina agitada e contente.

Mesmo com uma agenda preenchida, Rosana continua com planos de crescimento para sua carreira profissional. Ela conta que ainda pretende fazer curso na área de design de interiores ou de moda. Além disso, quer exibir seu primeiro curta metragem,  antes de terminar a novela; fazer uma pós-graduação; e em paralelo, quer voltar aos palcos o quanto antes, pois adianta que está prestes a atuar em uma peça. “Palco, pelo amor de Deus!”, vibra com alegria.

Na TV, a atriz apareceu pela primeira vez em 2004 na Rede Globo, no quadro “Se Vira nos 30” do “Domingão do Faustão”.  Em 2009 Rosana estreava em  “Cinquentinha”,  na mesma emissora. A partir daí passou a atuar constantemente em novelas. Participou de “Escrito nas Estrelas”; “Malhação - Conectados”; “Império”; e, atualmente, integra o elenco de “Espelho da Vida”. Além de outras diversas participações na emissora, como em “Malhação - Viva a Diferença”, “Pega Pega”, “Totalmente Demais", “Os Caras de Pau”, “TiTiTi”, “Insensato Coração”, “A Favorita”, “A Turma do Didi” e Linha Direta”.

Na Record TV, participou das novelas “Apocalipse”, “A Feia Mais Bela” e “Luz do Sol”. No cinema, atuou no longa “A Ovelha e o Dragão” e nos curtas “A Incrível História da Menina Passarinha”, “Exercício 1” e “Cueca de Couro” e “Laura” – este premiado no “Festival do Cinema Nacional Brasileiro” como o melhor Curta Metragem de 2014.

Publicidade
Publicidade