Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019
MÚSICA DO NORTE

Dona Onete leva carimbó chamegado para o Largo neste sábado (27)

Cantora paraense é atração da Virada Sustentável. O evento tem início nesta sexta (26) e segue até domingo (28), com programação gratuita em diversas zonas da cidade



onete_D3201BD0-3C17-4FB7-98F2-E3B7ACEEBCA5.JPG Foto: Divulgação
25/07/2019 às 12:40

O Largo São Sebastião vai ferver ao som do carimbó chamegado de Dona Onete neste sábado (27). A diva paraense, que completou 80 anos no mês passado, será uma das atrações da Virada Sustentável, festival que alia atividades culturais ao debate sobre a importância da sustentabilidade para a transformação da sociedade. O evento tem início nesta sexta (26) e segue até domingo (28), com programação gratuita em diversas zonas da cidade.

No repertório do show de Dona Onete, com previsão para começar às 20h, estarão os grandes sucessos da cantora e compositora. “Tem músicas novas do álbum ‘Rebujo’, grandes hits do ‘Banzeiro’ e os nossos chameguinhos do ‘Feitiço Caboclo’. Será uma grande mistura”, adiantou ela, em entrevista exclusiva ao caderno BEM VIVER, do jornal A Crítica.



No bate-bola, a cantora também fala sobre seu “cooking show”, no qual Dona Onete cozinha receitas únicas e conta histórias do Pará, e sobre a apresentação que fará no Rock in Rio deste ano, ao lado dos conterrâneos Gaby Amarantos, Fafá de Belém, Jaloo e Lucas Estrela.

Quantas vezes já se apresentou em Manaus e qual sua expectativa para o show deste sábado?

Essa vai ser a segunda vez em Manaus. As expectativas são sempre as melhores. Me apresentar para os nossos irmãos, vizinhos, em um lugar tão maravilhoso e rico, é só alegria!

A Virada Sustentável coloca em evidência uma causa muito importante para a Amazônia. Acredita que a valorização da cultura do Norte pode contribuir para essa consciência?

Sim, claro! Vivemos no coração da Amazônia. Cantamos sobre as águas, sobre a cultura, nossas raízes, etc. É importante demais. Temos uma ligação muito importante e cuidadosa com isso tudo que envolve a conscientização.

Qual sua reação ao ser convidada para ser a primeira atração nacional na história do festival?

Me sinto muito lisonjeada e muito agradecida também. Total gratidão! Espero que possa realizar uma noite cheia de amor.

A comunidade paraense que reside em Manaus é muito grande. Além disso, existe uma identificação muito forte dos amazonenses com a cultura do Estado vizinho. Acha que isso fará diferença no show?

Olha, nós todos somos brasileiros, né?! E penso que deveríamos sempre nos sentir em casa, mesmo na cidade vizinha, porque é somente juntos que somos um. Por ter sido professora de História, eu levo comigo um “cadinho” de cada lugar, e falo com toda a certeza: todo lugar desse Brasil é lindo e único!

Da música amazonense, tem algum artista ou ritmo que goste de ouvir?

Tenho verdadeiro apreço pela festa do boi de Parintins, inclusive participei um ano da apresentação do Boi Caprichoso e fomos campeões. Foi muita alegria. É uma festa linda.

A senhora está levando para o mundo não só os ritmos do Pará, como também os sabores típicos do Estado com o seu cooking show. Pretende trazer o projeto para Manaus?

Aaaaaai meu Deeeeeus (risos e risos). Isso dá uma trabalheira, mas fico muito feliz quando as pessoas provam do nosso sabor. Dá aqueeeeela satisfação. Seria um prazer muito grande cozinhar aí com vocês.

Ao lado de outros grandes nomes, a senhora vai comandar o show “Pará Pop” no Rock in Rio 2019. Acredita que isso demonstra uma abertura maior aos artistas do Norte ou ainda existem muitas barreiras?

É uma abertura sim, pra todos nós. Mas ainda existem barreiras também. Ainda existe muito que fazer.

Já pensa em novos projetos?

Continuar fazendo música. Peço que Deus me dê saúde para ainda levar nosso Brasil mais longe!

Serviço

O quê  Virada Sustentável

Quando sexta (26) a domingo (28)

programação www.viradasustentavel.org.br

Quanto  Gratuito


O quê Show Dona Onete

Quando sábado (27), às 20h

Onde Largo São Sebastião

Quanto Gratuito

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.