Domingo, 15 de Setembro de 2019
'TEATRO DO PARQUE'

Dramaturgia: Parque Senador Jefferson Péres deve ganhar teatro em 2020

Edificação será revitalizada pela Secretaria de Cultura do Amazonas para ser palco de espetáculos



aagora_agorinha_dois_6330293E-560B-496F-B87F-89BA82F1FCAC.JPG O projeto valorizará o Centro Histórico de Manaus. Foto:
04/09/2019 às 09:34

Manaus está prestes a receber um novo espaço cultural direcionado ao incentivo e fomento da dramaturgia. Trata-se do inicialmente chamado “Teatro do Parque”, edificação que fica localizada no Parque Senador Jefferson Péres (Avenida Lourenço da Silva Braga, 1507, Centro). A previsão é que o novo teatro seja entregue à comunidade artística regional e população ainda no primeiro trimestre de 2020.

De acordo com o secretário de cultura do Estado, Marcos Apolo, a revitalização do espaço faz parte do planejamento de gestão para proporcionar mais espaços culturais para os produtores de artes, bem como o acesso ao público. “O novo teatro será mais uma opção para a prática e consumo da cultura amazonense. Além disso, é uma forma de valorizar o centro histórico e proporcionar a preservação e sustentabilidade do local, tanto para os artistas quanto para a população”, destaca Apolo.

‘Teatro do Parque’

A edificação, que conta com 140 metros quadrados, já disponibiliza de algumas estruturas como cadeiras, luz e som, e irá apenas passar por uma adequação para ser um teatro completo, como revitalização do piso, palco e estrutura técnica, entre outros detalhes para garantir a otimização do espaço e utilização com segurança.

“Devido essa avaliação do equipamento cultural e dos recursos que já proporciona, o custo da obra será reduzido, enquanto os benefícios às artes e ao público são imensuráveis”, afirma Marcos Apolo.

O secretário de cultura enfatiza ainda que o novo teatro, além de estar integrado ao complexo sociocultural Parque Jefferson Péres e ser palco de apresentações, também terá uma programação voltada para oferecer formação técnica para o público, por meio de oficinas, workshops, palestras e eventos pontuais para incentivar o desenvolvimento da dramaturgia através das artes cênicas. O novo espaço cultural deve contar com aproximadamente 70 lugares para acomodar o público que irá prestigiar os espetáculos, além de uma estrutura completa e revitalizada.

Complexo sociocultural

O Parque Senador Jefferson Péres é resultante do projeto de saneamento dos igarapés de Manaus, denominado Prosamim, e ocupa uma área de importância, por estar no entorno do Palácio Rio Negro.

Implantando em área de 53.421m², é composto de pórtico de entrada, em estrutura de ferro com mais de 10m de altura, que lembra os pavilhões do Mercado Adolpho Lisboa, de Manaus, figuras metálicas de bondes elétricos e casais de namorados vestidos a caráter, espalhadas pelo Parque, retratando o auge do Ciclo da Borracha.

No Parque Senador Jefferson Peres são realizadas apresentações artísticas e atividades físicas.

O parque tem acesso livre todos os dias, das 06h às 22h. E a área administrativa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h e sábado e domingo, das 15h às 21h.

Com o objetivo de preservar

e melhorar as estruturas para os artistas e consequentemente para a comunidade, outros espaços culturais da cidade estão passando por reformas e adequações para melhor atender o corpo artístico amazonense e público, tais como o Teatro da Instalação, Teatro Gebes Medeiros, Teatro Américo Alvarez, Teatro Luiz Cabral e Palácio Rio Negro.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.