Publicidade
Entretenimento
Duelo entre bois marca estreia do Bumbódromo

'Duelo' entre Bois Bumbás marca estreia do bumbódromo

--- 11/06/2013 às 08:17
Show 1
A montagem das estruturas do novo bumbódromo de Parintins, reformado para o festival de 2013, está na fase final
Jonas Santos Parintins

Os bois Caprichoso e Garantido realizarão uma apresentação especial no dia 26 de junho no Bumbódromo, antes da reinauguração da nova obra e do grande embate marcado para os dias 28, 29 e 30 de junho na 48ª edição do Festival Folclórico de Parintins.

A definição saiu após reunião entre os dirigentes dos bumbás e a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), informou o titular da pasta, Robério Braga, que nessa segunda-feira(10) visitou a cidade pela quarta vez em menos de dois meses. O novo Bumbódromo ficará pronto no dia 15, próximo sábado, quando será entregue para os ensaios técnicos de arena dos bois.

“A Secretaria de Infraestrutura assegura que a obra de arena do Bumbódromo será entregue aos bois no dia 15 de junho e no dia 16 começará a montagem de som e iluminação”, disse o secretário.

O ensaio conjunto dos bois no Bumbódromo no dia 26 servirá para fazer ajustes neste novo sistema de sonorização e de iluminação, que ficarão suspensos a uma altura de 21 metros, fixados ao arco metálico que foi instalado na arena. A SEC realizará ainda um sorteio para saber qual bumbá entrará primeiro para esta apresentação, do dia 26, que será de portões abertos.

O presidente do Garantido, Telo Pinto, e a vice-presidente do azul e branco, Socorrinha Carvalho, acompanharam a inspeção do secretário e solicitaram pequenos ajustes na infraestrutura da obra. Haverá dois acessos para a arquibancada do povão. A obra entrou na fase de pintura e esta em acabamento final.

Antes do grande confronto, o Garantido e o Caprichoso terão também um dia particular para ensaios técnicos na arena do Bumbódromo com suas galeras e itens oficiais. No dia 24 de junho, dia em que o Garantido irá brincar nas ruas, o Caprichoso ocupará o Bumbódromo para o seu primeiro teste. A data para este ensaio do boi vermelho e branco será no dia 25. “E nos dia 26 de junho os dois bois vão ensaiar juntos”, afirmou Robério.

A presidente da República, Dilma Rousseff, deverá inaugurar o Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, nome de batismo do Bumbódromo, no dia 28 de junho.

Robério Braga confirmou ainda a data do dia 22 de junho para o sorteio da ordem de apresentação dos bois e do sorteio dos Estados, de onde os jurados serão convidados para compor a Comissão do Júri do histórico festival de 2013. Esta reunião acontecerá, em Manaus.

Publicidade
Publicidade