Quinta-feira, 09 de Julho de 2020
AUTORAL

Duo amazonense ‘Jardins de Yoni’ lança álbum digital 100% produzido em casa

‘Completo pra Recomeçar’, produzido por Diego Nogueira e Victor Torres, com mixagem e masterização de Bruno Prestes, chega às plataformas digitais dia 1º de junho



WhatsApp_Image_2020-05-27_at_17.32.09_7B3F293E-AB20-42D1-88E5-336CFE57E737.jpeg
27/05/2020 às 18:00

Música de qualidade, feita em casa. Esse é o principal conceito do EP (álbum digital) “Completo pra Recomeçar”, o primeiro da carreira do duo amazonense Jardins de Yoni. O trabalho autoral será lançado nas plataformas digitais de áudio na próxima segunda-feira, 1º de junho, com seis faixas que foram escritas, produzidas, mixadas e masterizadas em casa. O som, que mistura o tradicional ao eletrônico, chega ao público com o mesmo padrão de uma produção musical feita em estúdios de grande porte, lançando mão da tecnologia como ferramenta de criação.

As composições escolhidas para integrar o projeto já existiam, mas ganharam nova roupagem que se adequa às propostas e à personalidade musical da dupla. Ao todo, foram necessários cinco meses para alcançar o resultado ideal, sendo quatro para a produção e mais um para a mixagem e masterização.



“Com o avanço da tecnologia e a facilidade em, cada vez mais, termos acesso a recursos que antes eram inimagináveis, produzir em casa se tornou uma atividade mais fácil. Mas não podemos nos enganar que só pelo fato de termos acesso, teremos todas as condições de produzir. No meu caso, as coisas aconteceram com um certo tempo. Fui me descobrindo musicalmente, investindo em equipamentos e, hoje, tenho uma estrutura mínima pra realizar o som que gosto”, conta Diego Nogueira, beatmaker da dupla e responsável pela produção.

O músico avalia que o mercado fonográfico tende a ser permeado por produções independentes feitas em casa, a partir de equipamentos profissionais. “Ainda há muito para aprender e o caminho é muito longo! Mas pode ter certeza que a tendência é que, cada vez mais, surjam artistas e bandas de quartinhos como o meu”, frisou Nogueira.

Finalização – A mixagem e a masterização foram feitas pelo produtor musical Bruno Prestes. Conhecido pela ampla experiência na indústria da música, ele observa as particularidades e desafios que o trabalho com eletrônico apresenta.

“Fazer música eletrônica é um pouco diferente de gravar uma banda, por exemplo. O ‘x’ da questão na música eletrônica é o encaixe. E isso o Diego faz com muita sensibilidade. Ficou extremamente bem encaixado os timbres com a composição. De um lado o Victor toca guitarra, violão, canta bem, faz canções. Aí traz para o Diego, que faz a parte rítmica, escolhe os sintetizadores, os timbres e isso tudo encaixar, no final. Foi um processo muito leve”, pontuou Bruno.

Composições – A Jardins de Yoni foi formada em 2016 e, ao longo de quatro anos, vem acumulando composições que traduzem experiências reis. “Completo pra Recomeçar” traz versões renovadas de “Divalproato”, “Primeira Vez”, “Saudade Repassada”, “Meio Barro, Meio Tijolo”, “Fim dos Trabalhos” e a instrumental “Mergulho Lento”.

“A música de trabalho, ‘Divalproato’, é a canção do disco em que eu e o Diego sentamos juntos e escrevemos. Foi meio que um pingue-pongue de ideias, eu falava algo e ele completava. Eu estava passando por um momento difícil na minha vida, tentando me encontrar, a letra é bem real. Já a faixa ‘Saudade Repassada’ nasceu como um rock sessentista, depois se tornou uma bossa meio ‘quebrada’ e foi lançada como single em 2016, até chegar na versão que é hoje, com novos arranjos e mais eletrônico”, detalhou Victor Torres, vocalista e guitarrista.

Capa do EP – O trabalho de concepção visual da capa é produto de influências musicais, somadas a características próprias da Jardins de Yoni. “O aspecto vintage faz parte do conceito da banda, e tentar simular uma capa de vinil velho foi uma boa sacada que encontramos juntos para traduzir, visualmente, o trabalho”, frisou Marcos Magalhães, diretor de arte.

Serviço
O que é: Lançamento do EP da “Jardins de Yoni” 
Quando: 1º de junho de 2020
Onde: Plataformas de áudio (Spotify, Deezer, Apple Music, iTunes, Tidal)
Contato: (92) 99143-8331 / 99631-2581
Instagram: https://www.instagram.com/jardinsdeyoni/ 
Facebook: https://www.facebook.com/JardinsdeYoni
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC16ROfn0Yk4yGJAfzNl2HFQ

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.