Domingo, 22 de Setembro de 2019
Música

‘É apenas quem eu sou; não saberia ser diferente’, diz Pitty que fará show em Manaus

A cantora se apresentará no festival Planeta Rock no final deste mês, ao lado de CPM22 e Raimundos. Aproveitando a oportunidade, revelou um pouco sobre aspectos sociais e musicais



0014-Ponta_negra_452B7B87-AFA5-4EFE-B56F-25D959943B8D.jpg Cantora traz para Manaus a turnê de Matriz, seu quinto álbum. (Foto: Otávio Sousa)
18/08/2019 às 09:31

Priscilla Novaes Leone saiu da cena underground do punk rock da Bahia para se tornar Pitty: uma das maiores referências há mais de quinze anos do rock brasileiro contemporâneo, além de um dos nomes nacionalmente conhecidos mais engajados em causas sociais. Toda essa trajetória faz a cantora ser uma das principais atrações do Planeta Rock, no dia 24 de agosto, a partir das 22h, no palco do Studio 5 Centro de Convenções.

Pitty vem com sua nova turnê, “Matriz”, do seu quinto álbum recém-lançado. No disco, a cantora faz uma ponte entre as essências de suas primeiras composições, suas raízes baianas e um som contemporâneo. “É um disco de rock, mas que mexe com várias sonoridades. Há o uso de beats e samples, coisa inédita nos meus trabalhos; há participações especiais, tem uma música produzida por Pupillo (Nação Zumbi)… várias novidades. É um disco bem livre”, disse a cantora.

“Eu sempre faço questão de montar as turnês diferentes umas das outras, para que o público esteja sempre tendo a oportunidade de ver algo novo. A gente toca as músicas que todo mundo conhece; mas a cada turnê têm coisas particulares que marcam aquele show. O de Matriz tem sido super pensado, trabalhei muito com minha equipe para montar um espetáculo visualmente e musicalmente interessante, e tem várias novidades em relação aos outros shows. Momentos inéditos”, revela Pitty sobre o show.

Música é social

Aos 41 anos, além da carreira musical bem estruturada, Pitty se tornou também apresentadora no canal GNT. Conhecida por sempre ter um posicionamento político e sociocultural firme, ela coleciona vídeos com discursos marcantes que viralizam na internet. “É apenas quem eu sou e sempre fui; não saberia ser diferente. É natural para mim e desde meus primeiros textos esses assuntos que dizem respeito à nossa convivência em sociedade me motivam a pensar, questionar, escrever”, explica.

Hoje, Pitty é um dos maiores símbolos feministas da geração atual no País, e ela acredita que os jovens têm lidado com assuntos mais sérios, como os quais ela debate, de uma ótima maneira. “Sinto que eles lidam com isso de forma muito sensata. Debatendo, conversando, se mobilizando. Ganhando espaço na sociedade e quebrando velhos padrões de comportamento. Boto muita fé na geração que vem aí nesse sentido”.

Três perguntas para Pitty

Você tem muitos projetos paralelos, como o Palco Aberto, porque você acha importante incentivar os artistas independentes?

"Pra mim é essencial poder retribuir para a cena e ajudar essa roda a girar. Há muitos talentos pelo nosso país que não têm uma oportunidade. Eu mesma já estive nesse lugar, eu venho do underground e sei como é essa vivência. Acho justo que agora eu possa compartilhar esse espaço com outras bandas". 

Depois de tanto tempo de carreira e sucessos tão bem consolidados no gênero, o que ainda te impulsiona no mundo da música?

"Projetos novos, curiosidade musical, vontade de descobrir sonoridades novas… muita coisa. A possibilidade de montar sempre shows diferentes e trazer algo novo pro meu público".

Seu novo disco reúne várias parcerias dos diversos gêneros músicas como você vê essa interconexão musical nos dias de hoje? 

"Perfeitamente contemporânea. Essa descontração de rótulos e essa coisa mais fluida é muito do nosso tempo de agora. As pessoas se juntam mais no campo das ideias do que da estética necessariamente falando".

Serviço

O quê: Planeta Rock 2019, com shows de CPM 22, Raimundos e Pitty
Quando: 24/8 (sábado), às 22h
Onde: Studio 5 Centro de Convenções – Av. Rodrigo Otávio, 3555, Distrito Industrial

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.