Publicidade
Entretenimento
Vida

É festa no Brasil: axé music completa 30 anos com grandes nomes na ativa

Marco inicial do ritmo que mudou o Carnaval de Salvador foi o lançamento de "Magia", disco de Luiz Caldas que trouxe o hit "Fricote" 13/02/2015 às 15:17
Show 1
Vina Calmon vai comanda o trio da Cheiro de Amor no Carnaval de Salvador pela primeira vez
ROSIEL MENDONÇA Manaus (AM)

Terra de artistas de renome internacional, a Bahia ajudou a forjar um dos grandes fenômenos musicais brasileiros do século 20. A axé music, que fez a indústria fonográfica bater recordes de vendas nos anos 1990 e tornou o Carnaval de Salvador conhecido no resto do País e no mundo, completa 30 anos de estrada em 2015 com seus principais astros ainda na ativa e promessas de saúde para mais três décadas de sucesso.

O marco inaugural dessa cronologia foi o lançamento do disco “Magia”, do multinstrumentista baiano Luiz Caldas, em 1985. Uma das faixas do trabalho, “Fricote” (parceria dele com Paulinho Camafeu), logo virou hit e chamou a atenção para um novo estilo batizado de deboche, uma mistura de vários outros ritmos. 

Leia a matéria completa no Jornal A Crítica deste domingo, além de uma entrevista com a vocalista da banda Cheiro de Amor, Vina Calmon, que assumiu recentemente os vocais do grupo que nasceu junto com o axé.

Publicidade
Publicidade