Publicidade
Entretenimento
TECNOLOGIA

Edição manauara da Campus Party deve acontecer ainda este ano

Evento é um dos maiores do mundo voltado para a inovação tecnológica e para a comunidade geek 07/02/2019 às 18:31
Show fvfv 5c8044b6 fc3f 47e9 9ebd ff7ade7c6057
Fotos: Divulgação
Tiago Melo Manaus (AM)

Ao que tudo indica, Manaus pode ser a próxima cidade a sediar uma Campus Party no Brasil. A feira, que neste ano chega à sua 12ª edição em São Paulo, tem se provado um dos maiores eventos da comunidade geek voltado para a inovação tecnológica no País e no mundo. A informação vem diretamente do presidente da Campus Party, Francesco Farruggia, que recentemente esteve na capital Amazonense para negociar apoios e patrocínios para a possível edição manauara.

Acompanhado do embaixador da Campus Party Brasil, Salustino Fagundes, Farruggia conta que recebeu o contive para visitar a cidade através da Universidade do Estado do Amazonas, onde realizou palestras sobre o futuro das profissões e do trabalho, nos dias 5 e 6 de fevereiro.

“A ideia é trazer a Campus Party para Manaus até o fim do ano. Para tanto, tivemos uma série de encontros e reuniões nestes últimos dias com o reitor da UEA, com o prefeito e o governador e seus secretários, com a associação dos lojistas, e também visitamos a Arena da Amazônia”, disse Farruggia.

A força do Amazonas

Conforme explicou Farruggia, a escolha para Manaus sedia uma futura edição da feira não foi aleatória. Para ele, a cidade está pronta para ser anfitriã. “Estamos aqui porque no ano passado, quando realizamos em Rondônia, vimos o tanto de gente do Amazonas lá. Em São Paulo, anualmente, são cerca de 500 pessoas que vão de Manaus, que investem dinheiro e tempo para conferir o evento”, disse ele.

As negociações, segundo ele, não param por aí. Ainda neste mês, de 12 a 17 de fevereiro, quando acontece a Campus Party em São Paulo, Arthur Neto e Wilson Lima farão uma visita para conhecer melhor a feira e para definir os detalhes que será realizada em Manaus. Na ocasião, o prefeito e o governador poderão ver de perto todas as novidades desta edição.

Projeto Include

Além disso, Francesco é o responsável pelo projeto Include, programa que visa promover inclusão social e econômica para crianças e adolescentes de comunidades carentes e ou afastadas dos centros, que são excluídos da tecnologia e que não tem a oportunidade de acesso a esse universo, além de empoderá-los dentro dessas comunidades.

 Através de aulas de eletrônica, mecânica, sensores, robótica e programação, eles aprendem e são estimulados a desenvolver soluções para resolver problemas dentro das suas comunidades, sem precisar acionar pessoas de fora ou sair de lá. E o melhor, sendo remunerados com ganhos monetários para ajudarem as suas famílias.

O Projeto, que já conta com laboratórios em funcionamento em Brasília, Piauí, Bahia e em Pato Branco (Paraná), e está com mais de 100 laboratórios em vias de instalação em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Natal, Alagoas e Rondônia, e também deve chegar a Manaus em breve.“A primeira dama da prefeitura ficou encantada e se interessou muito pelo Include, se comprometendo a trazer o projeto para sua cidade”, concluiu ele.

Publicidade
Publicidade