Terça-feira, 20 de Abril de 2021
Internet

Editora do 'Viagem & Gastronomia' produz conteúdo no Amazonas

Site, que dá dicas sobre lugares e restaurantes, tem mais de 250 mil acessos por mês. Daniela Filomeno visitou lugares como o restaurante Caxiri, em Manaus, e o Mirante do Gavião, em Novo Airão



WhatsApp_Image_2020-10-29_at_15.07.11_A58C9794-2B2E-4A68-B519-9A49B823BD0F.jpeg Daniela viaja e reúne impressões sobre comidas e lugares (Foto: Sandro Amorim/Divulgação)
05/11/2020 às 15:59

Enquanto atendia à nossa reportagem, a jornalista Daniela Filomeno confessou que esperava o Tacacá da Gisela, localizado no Largo São Sebastião, abrir para experimentar a iguaria do local. Ávida por conhecer novos lugares e sabores, a editora-chefe da plataforma de conteúdo “Viagem e Gastronomia” fez passagem por Manaus e por outras localidades do Amazonas com a família para que os filhos conhecessem a Floresta Amazônica. E, claro, para gerar conteúdo ao site, que possui cerca de 250 mil acessos por mês e que é referência nacional em informações para o que ela chama de “travelholics” - o time dos viciados em viagens.  

Daniela já visitou a capital amazonense outras vezes e se declara apaixonada pela comida e costumes da região. Como a jornalista sempre relaciona viagem à gastronomia, que são dois interesses seus sobre os quais ela escreve bastante, Daniela quis conhecer o restaurante Caxiri, comandado pela chef Débora Shornik – que também é chef do hotel Mirante do Gavião, localizado em Novo Airão. Por sua vez, este também foi um dos destinos de Filomeno.  



“Eu acabei conversando muito com a Débora, ela é uma pessoa extraordinária. Visitei o Caxiri e voltei no Banzeiro também - acho que é a terceira ou quarta vez que vou no restaurante do Felipe Schaedler”, relatou ela, sobre parte do seu roteiro gastronômico. Dessa vez, o passeio foi mais turístico: tudo porque Daniela também trouxe a mãe, que não conhecia a Região Norte.  
produção

Locais como o Teatro Amazonas, o Mercado Adolpho Lisboa, Ponte Rio Negro e o Encontro das Águas não ficaram de fora das visitas. Ela aproveitou para gravar um programa para o canal do Youtube do site e também para o Instagram @viagemegastronomia, atualmente com 145 mil seguidores. No programa, ela mostrará informações, com linguagem leve, sobre as riquezas dos lugares que visitou e sobre os alimentos que comeu. 

“Passei agora, além das matérias escritas, a fazer vídeos. Eu acho que as pessoas também querem ver, e a gente está num momento de divulgar o Brasil. A gente ainda não passou essa pandemia, mas precisamos valorizar o nosso nacional. Acho que temos uma oportunidade de, com as fronteiras fechadas, fazer com que o brasileiro redescubra o Brasil”, coloca a editora-chefe.  

Aspectos

Durante a estadia na cidade, Daniela publicou conteúdo em tempo real no Instagram do site. Em duas semanas a matéria escrita sobre Manaus deve ser publicada. Logo após, o vídeo deve ser postado – e vinculado à matéria. “Eu estou publicando material sobre Manaus e vendo as pessoas virem com muitas perguntas. Uma viagem como essa é multimídia e rende muito”, constata ela.  

De volta à capital amazonense, Daniela avalia positivamente a preservação do Centro Histórico, por exemplo. “O Teatro Amazonas está impecável. As visitas são de qualidade, com muito conhecimento. A gente consegue andar seguro no Centro e fiquei muito surpresa com o que vi de estrutura. Dá pra perceber esse investimento que Manaus fez no turismo, que é muito importante para a gente no Brasil”, destaca ela.  

Para Filomeno, o X-Caboquinho é o prato que é “a cara de Manaus”. “Na primeira vez que vim aqui, ele ainda nem era Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. Aprendi com a Débora, do Caxiri, que a diversidade da Amazônia é a comida típica daqui. O que eu acho principal é a diversidade. Cada vez que venho pra cá, encontro novos sabores, novas frutas”, pontua.  

Daniela compreende a sua plataforma de conteúdo como um espaço em que se escreve sobre o que se experimenta, mas sob o olhar de jornalistas o fazendo, com relatos isentos. “Quando você viaja, o turismo e a gastronomia são uma forma de você entender a cultura do povo”, completa a jornalista.

Saiba mais

O site “Viagem e Gastronomia” começou como um blog e hoje é um site de notícias. Daniela iniciou o projeto há 15 anos, época em que era executiva de comunicação e fazia anotações das viagens para dar dicas às pessoas. O hobby se transformou em negócio.

Subeditora de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.