Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
LIVRO

Editora lança roteiro da série 'Dois Irmãos', baseado na obra de Milton Hatoum

Em Manaus, o livro será lançado no dia 25 de agosto, às 19h na Banca do Largo, com a presença confirmada da roteirista Maria Camargo



maria_e_milton.jpg Milton Hatoum e Maria Camargo no lançamento da da minissérie exibida pela TV Globo (Foto: Divulgação)
05/08/2017 às 13:57

Após o sucesso da adaptação televisiva, a minissérie "Dois Irmãos"- baseada na obra homônima de Milton Hatoum -, retorna às prateleiras de todo o país em forma de roteiro. Lançado pela Editora Cobogó, o livro apresenta o script comentado pela autora Maria Camargo, a partir de notas que revelam detalhes do processo de transformação do texto literário para linguagem audiovisual. Em Manaus, o livro será lançado no dia 25 de agosto, às 19h na Banca do Largo, com a presença confirmada de Maria Camargo. 

“A publicação de roteiros no Brasil, infelizmente, ainda não é muito comum. Uma publicação comentada é ainda mais rara. E esse livro gera a oportunidade de conhecer um pouco os processos de trabalho na construção de um roteiro, em particular uma adaptação a partir de uma oba literária”, afirma Maria Camargo, em conversa com o BEM VIVER TV.



Segundo a autora, a ideia de publicar o roteiro surgiu após ele ser finalizado, mas a decisão só veio depois da exibição da minissérie. "O roteiro normalmente vai parar na lata de lixo dos sets de filmagem ou ilhas de edição. Tinha muita gente perguntando se podia se podia ler o roteiro, querendo saber sobre o processo de adaptação, etc. A melhor resposta para a curiosidade do espectador, e para todas as perguntas, é o texto em si - e a Tv Globo, produtora da série, concordou comigo, apoiando a publicação, que foi realizada primorosamente pela Editora Cobogó", explica a Maria.

Adaptação pra TV
A primeira vez que Maria Camargo leu o livro de Milton Hatoum foi em 2002, dois anos após o lançamento do romance. De lá pra cá, a roteirista leu mais outras 26 vezes a obra. A paixão foi imediata. 

“O convite para adaptar Dois Irmãos, na verdade, partiu de mim mesma, que me apaixonei pelo livro e convenci o Milton a confiar nessa minha paixão. Mais tarde, com a entrada de Luiz Fernando e da Tv Globo no projeto, essa paixão, com muito trabalho, de muita gente, se transformou na série audiovisual”, conta a roteirista.

Com a aprovação da Tv Globo, as gravações da série foram realizadas entre os meses de fevereiro e junho de 2015, nos municípios de Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru e Manaus.

“Fui várias vezes a Manaus e também a outras cidades do Amazonas, fiz pesquisa de campo e à distância desde o início e até o fim do processo de escrita, que teve várias etapas”, conta. “Durante esses anos, a minha relação com o Milton, uma das pessoas mais generosas que já conheci, passou da admiração à distância para uma admiração íntima, já que nos tornamos muito amigos. Outra sorte grande que tive nessa história”, complementa.

A série foi ao ar em janeiro deste ano, em dez episódios. Cauã Reymond, Eliane Giardini, Antônio Fagundes e Juliana Paes interpretaram os papeis principais. Assim como no livro, a trama conta a história conturbada dos gêmeos Yaqub e Omar, vindos de uma família de ascendência libanesa que vive em Manaus entre 1920 e 1980.

Outras obras
A enorme admiração pela obra de Milton fez com que a autora desse o start em mais duas adaptações de textos do autor, só que desta vez para o cinema: "Relato de um certo Oriente", com o diretor Marcelo Gomes e "O Adeus do Comandante", um conto do livro "Cidade Ilhada", que já começa a ser rodado ano que vem pelo diretor Sérgio Machado. 

Em paralelo com as produções, a autora conta que está terminando de escrever uma série para a Tv Globo chamada "Assédio", além de estar trabalhando com Bárbara Paz no documentário que a atriz dirige sobre o cineasta argentino Héctor Babenco.

Obs: Na edição impressa desta matéria foi anunciada a vinda do autor Milton Hatoum para o lançamento do livro, na Banda do Largo. Entretanto, por conta de diversos compromissos acerca de seu novo livro, o escritor não comparecerá, mantendo ainda, a presença da roteirista Maria Camargo.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.