Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020
artes

Educar e brincar: canais oferecem conteúdo lúdico para as crianças

Plataformas online ajudam pais e cuidadores no aprendizado infantil durante a pandemia



WhatsApp_Image_2020-03-30_at_22.57.10_C82ED1DF-B534-415B-9FF4-2AB3A90624C9.jpeg Artista plástica Rejane Melo criou o “AteliRê Manaus” no YouTube para levar arte e atividades criativas para crianças de todas as idades (Foto: Divulgação)
01/04/2020 às 22:19

Famílias em todo o mundo estão se adaptando a uma nova maneira de aprender e trabalhar, enquanto praticam o distanciamento social para combater e reduzir a disseminação do novo coronavírus, a Covid-19. Agora, milhões de crianças estão em casa em período integral e os pais precisam desempenhar o papel adicional de professores.

Se você é pai ou mãe de crianças em idade escolar, sabe que a interrupção das aulas devido a pandemia criou desafios para manter as crianças em dia com seu currículo escolar, bem como mantê-las estimuladas a aprender.



Então, como transformar o tempo livre que muitas crianças passam em frente as telas em aprendizado divertido e desenvolver habilidades valiosas?  Para auxiliar nessa missão, trouxemos diversas opções de canais nas redes sociais para os pais incentivarem a criançada a aprender brincando.

Imaginação e arte

A primeira dica é o espaço AteliRê Criando e Brincando (@ateliRê_oficial), que tem o objetivo de proporcionar às crianças um aprendizado que promova a integração de aspectos essenciais ao seu desenvolvimento, como a imaginação, percepção e sensibilidade. 

Idealizado pela artista plástica amazonense, Rejane Melo, o projeto existe há quatro anos. No entanto, devido a suspensão das atividades por conta do coronavírus, a empreendedora lançou o projeto “AteliRê Manaus” no YouTube, levando arte e atividades criativas para crianças de todas as idades. “A arte potencializa habilidades de como usar as formas, as cores, imagens e demais expressões. Queremos dar um colorido na vida de cada criança, levar uma mensagem de carinho e que estamos juntos”, afirma.

Desenvolvimento educacional

No canal do YouTube de Taise Agostini, também é possível encontrar dezenas de atividades lúdicas para fazer em casa com crianças de todas as idades. A psicopedagoga e neuropsicopedagoga ensina desde como ajudar a criança a ter foto e atenção, atividades de socialização, jogos com materiais recicláveis, bem como oferece workshops gratuitos para os pais e responsáveis sobre diversos temas educacionais, tais como os segredos da adaptação infantil após a quarentena.   

Palavra cantada

Bastante interativo, cheio de novidades e com o objetivo de incentivar as crianças a aprenderem de uma forma divertida, esse é um dos canais infantis educativos mais acessados do Brasil. Os vídeos saem todas as quintas-feiras, no YouTube, com músicas divertidas e instrutivas sobre diversos assuntos, comandados pelos personagens Pauleco e Sandreca. Nele, a criançada pode aprender de tudo um pouco, desde regras sociais a conteúdos didáticos primários, como cores e números.

Manual do mundo

Apesar de não ser um canal voltado a músicas e animações, no Manual do Mundo é possível aprender um pouco sobre tudo, especialmente sobre Ciências. São diversos vídeos sobre curiosidades, experiências, receitas, dicas para facilitar o dia a dia, e assim por diante. Mas, para que a criança reproduza algumas instruções dos vídeos em casa, é preciso que os pais estejam presentes e acompanhem as atividades. O canal também já ganhou vários prêmios como um dos melhores canais infantis educativos.

Quintal da Cultura

Trata-se de uma produção de sucesso da TV Cultura que virou canal no Youtube. O programa conta as aventuras de três amigos divertidos e curiosos: Dorô, Ludo e Osório. Juntos, eles aprendem e ensinam a partir de brincadeiras e outras situações que acontecem em um quintal fictício. Os vídeos do “Quintal da Cultura” são disponibilizados todas as sextas-feiras, às 12h.

Instagram

Existem diversos perfis nessa rede social que você pode consultar e seguir para ficar por dentro das novidades e sempre poder acompanhar as atividades que esses canais desenvolvem durante a semana.

Toda semana, o Espaço Cultural Infante (@infantecultural) também está promovendo lives e aulas de Teatro Sensorial, uma experiência única para as crianças e suas famílias. Sempre com uma temática diferente, em contexto de dramatização, mediada pelos contadores de histórias, a atividade incentiva a imaginação, criatividade e aprendizagem.

Outra opção, pensada para desenvolver uma educação consciente e de qualidade para as famílias, é o perfil Viver Montessori (@vivermontessori), comandado por Larissa Serqueira e Raphael Arruda, o qual oferece diversas dicas de atividades de lúdicas e educativas para as crianças, sempre aplicando o método Montessori – caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

E sabe o que é melhor de tudo: todos da família podem fazer juntos e viver novas experiências. Afinal, aprender é para todos e, sem dúvidas, resolver os desafios do ensino-aprendizagem se torna mais gratificante com uma experiência familiar compartilhada.

Saiba mais

Dicas para aproveitar o tempo com as crianças em casa:

- Crie uma agenda e divida o dia em partes;

- Use as plataformas on-line para incentivar o aprendizado;

- Incentive a leitura;

- Limite o tempo de uso do celular.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.