Terça-feira, 29 de Setembro de 2020
ENTREVISTA

"Ela nasceu naturalmente assim, com apenas um trecho em rap" diz Gabriel O Pensador sobre nova música de trabalho

O single, que tem pegada de Xote e parceria de Ivete Sangalo, foi inspirado em casais que enfrentaram juntos o desafio do distanciamento social.



Gabriel_O_Pensador_e_Ivete_Sangalo__FOTO_Daivulgac_a_o___2__312AB180-3EBF-4CA2-94E7-735FA2A5BD81.JPG (Foto: Divulgação)
17/07/2020 às 22:18

A mais nova música de trabalho do cantor e compositor Gabriel O Pensador chega às plataformas digitais na próxima sexta-feira (24), mas poderá ser ouvida com exclusividade na apresentação ao vivo que o artista realizará neste sábado (18), a partir das 22h (horário de Brasília), no canal oficial dele, no YouTube. A transmissão ao vivo faz parte do Circuito DuraMais, que tem como objetivo ainda reunir doações para instituições que ajudam crianças em situação de vulnerabilidade social.

Gravada em parceria com Ivete Sangalo, a letra remete a casais que enfrentaram os desafios desse período de distanciamento social juntos, em uma pegada de Rap com Xote. Intitulada "Aglomeração a 2", a música tem produção de André Gomes com a batida certeira do Papatinho, enquanto o videoclipe, dirigido por Rodrigo Rossi, foi gravado nas novas condições sociais, à distância - Gabriel no Rio de Janeiro, e Ivete em Salvador.



Com exclusividade para o JORNAL A CRÍTICA, o rapper contou algumas das lições que ele mesmo tirou desse período de distanciamento social, e também o que o público pode esperar da parceria com Ivete, além de contar algumas surpresas que os fãs vão conferir na Live. Veja abaixo a conversa que tivemos com Gabriel O Pensador:

 

  Ao longo da sua carreira você se permitiu misturar o Rap a vários outros ritmos. Mas como surgiu essa ideia de cantar um Xote?

GABRIEL O PENSADOR - Eu já tinha misturado ritmos nordestinos desde o meu primeiro disco, em uma música chamada "E você?", que era um tipo de improviso com sanfona e beatbox. Depois teve "Xaxado Chiado", que eu não sei definir muito bem se ela é um xote, mas ela é uma mistura. Só que essas duas músicas são apenas bases com ritmos nordestinos, mas a base mesmo e o vocal são de Rap. Já a música que eu gravei com a Ivete foi a melodia cantada no xote. Isso sim, foi a minha primeira vez, e é até uma curiosidade porque foi eu mesmo que criei letra e música. E ela nasceu naturalmente assim, com apenas um trecho em rap, e o resto cantado.

 

 O novo hit tem letra que reflete sobre esse período de distanciamento social. O que você aprendeu ou tirou de lição deste tempo?

GABRIEL - Ainda estamos aprendendo, né? Espero que a gente ainda aprenda bastante! E eu ainda fiz uma outra música, chamada "A Cura tá no Coração", que vai mais adentro do coração e de todas as lições que a gente pode tirar de tudo isso. Mas essa música [Aglomeração a 2] é mais leve mesmo... Ela fala do amor, da força que uma pessoa pode passar pra outra, seja um marido, uma esposa, um namorado, um ficante, ou até mesmo outros tipos de relação, como amigos ou parentes. A gente 'tá' enfrentando um inimigo novo, e a música fala sobre isso. Ela também remete às situações de estresse que, no videoclipe que vai ser lançado, são retratadas através do trabalho excessivo. 

De qualquer forma, ela serve para a gente ter um pouco mais de alegria, paz, saber escutar o bem-te-vi, saber saborear os prazeres do dia a dia, as risadas, as brincadeiras, o café... Eu gostei muito do resultado dessa música e eu acho que ela consegue passar esse espírito das coisas simples da vida. Na verdade, se a gente for pensar bem, o amor é simples, a gente é que complica!

 

Para o lançamento da música, durante a apresentação ao vivo, o que o público pode esperar?

GABRIEL – Que o clipe vai ser lançado em primeira mão! Eu acho que a galera já está bastante curiosa pela música... Eu estou louco para mostrar o resultado do videoclipe também, então vão ser duas novidades! Até a marca que está patrocinando essa live foi a mesma que me levou para Manaus, há um tempo, então foi muito bom ser convocado novamente para essa missão que vai levar música, entretenimento, diversão e poesia para tanta gente, em tantos lugares diferentes, através da internet. Eu estou bem feliz de estar fazendo parte disso de uma maneira tão especial!

 

Você engajou outros projetos profissionais durante esse período de distanciamento. Algum deles foi criado pensando nessa apresentação de sábado?

GABRIEL - Além do clipe e da música nova, nós vamos fazer a exibição de alguns vídeos de interação com os fãs. Durante a pandemia, eu tive mais tempo para acompanhar as redes sociais e foi aí que eu criei uma playlist no YouTube, chamada "Sente a Poesia", com os meus poemas declamados em vídeo, e também criei um e-mail de contato direto com os fãs, para que eles pudessem participar de promoções e recebessem minhas novidades sem as interferências dos algoritmos das redes sociais. Então, durante esse tempo, a gente fez algumas ações com os fãs e vamos mostrar tudo isso na Live, com vídeos escolhidos para apresentar ainda as minhas duas últimas músicas. 

Vamos mostrar mais alguns vídeos de ondas, que eu tenho no 'Solitário Surfista', e algumas ilustrações diferentes de músicas específicas, mas a grande surpresa mesmo vai ser o clipe com a Ivete.

 

Circuito com artistas nacionais 

Há um ano, o consumidor brasileiro passou a contar com uma alternativa de combustível menos poluente e mais econômica - a gasolina e o diesel ecoaditivados Duramais. Para comemorar o primeiro aniversário da chegada do produto ao Brasil, uma série de apresentações online foram programadas para celebrar com muita música e boa ação. 

Desde junho, o Circuito reúne diversas atrações e convidados especiais para arrecadar doações para instituições sociais como o Abrigo Infantil Monte Salém, em Manaus (AM), a Orquestra Criança Cidadã e o Centro Educacional Popular Saber Viver, ambos em Recife (PE). A banda de rock nacional Skank, os artistas locais Wanderley Andrade e Johny Jack Mesclado, e também a personalidade global Vivian Amorim são nomes que já passaram pelo projeto.


 

SERVIÇO

O quê: Circuito DuraMais – Gabriel O Pensador Ao Vivo

Quando: sábado (18), às 22h (horário de Brasília)

Onde: canal oficial do artista, no YouTube

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.