Terça-feira, 12 de Novembro de 2019
Vida

Eles estão de volta! Ícones musicais dos anos 80 ressurgem

No quesito se reinventar, o destaque vai para David Bowie, a banda Bon Jovi, Depeche Mode e Eric Clapton, que lançaram recentemente excelentes álbuns. Além disso, ainda há o show do duo Pet Shop Boys, que também acaba de lançar o disco “Electric”



1.jpg Brasil tornou-se rota de muitos dos astros da música dos anos 80
11/04/2013 às 09:22

Grandes ícones da música dos 80 estão se reinventando, surgindo novamente nas paradas de sucesso e se apresentando no País. Entre os grandes nomes que marcaram presença no Brasil este ano estão The Cure e Pearl Jam. No quesito se reinventar, o destaque vai para David Bowie, a banda Bon Jovi, Depeche Mode e Eric Clapton, que lançaram recentemente excelentes álbuns. Além disso, ainda há o show do duo Pet Shop Boys, que também acaba de lançar o disco “Electric”. A apresentação acontece em maio na cidade de São Paulo.

Para o DJ Raidi Rebello, que trabalha com a temática dos anos 80 há anos em suas festas, está ocorrendo uma “onda retrô”. “O The Cure foi uma volta mesmo. Eles estavam sumidos, fazendo somente shows pequenos, saudosistas. Quem viveu nos 80 não tinha como assistir esses artistas, o custo era muito alto. Hoje esse custo caiu e há uma demanda reprimida (de fãs). Inclusive, estou me programando para assistir o show do Pet Shop Boys, antigamente não dava (risos). Hoje o cachê deles é mais baixo. Até mesmo DJs que fizeram sucessos no passado, como o DJ Dero, estão vindo para o Brasil. Ele produziu músicas do David Guetta. Outro ponto é que a turma economicamente ativa não gosta de tudo o que está ouvindo, por isso procuram eventos mais alternativos, como festas anos 80”.



Artisticamente, segundo o DJ, todos os nomes da música citados na reportagem são bons, mas faltava eles desenvolverem trabalhos mais atualizados. Isso foi o que ocorreu com David Bowie, a banda Bon Jovi e Eric Clapton, que conseguiram chegar às paradas de sucesso novamente. “Todos têm que se renovar. O DJ Dero, por exemplo, se reciclou”, afirmou.

Os artistas

No caso de David Bowie, depois de um silêncio de dez anos, ele apresentou “The next day”, que ficou durante algumas semanas em primeiro lugar no ranque da “Billboard”. O cantor perdeu a primeira colocação no final do mês passado para o Bon Jovi, com o seu “What abount now”. 

A banda vendeu 96 mil cópias nos EUA, enquanto o cantor vendeu 85 mil. Bon Jovi e David Bowie já dividiam o favoritismo para liderar as paradas.

Rock ‘n’ roll

E os shows que levaram multidões no Brasil foram do The Cure e do Pearl Jam.  A banda britânica tocou no Rio de Janeiro e em São Paulo, relembrando hits como “Lovesong”, “Push”, “In between days” e “Just like heaven”. Já o Pearl Jam trouxe no repertório canções do primeiro ao último álbum – “Ten” (1991) a “Backspacer” (2009).

Agora o show mais aguardado do momento é do Pet Shop Boys, dia 22 de maio, em São Paulo. Conforme disse Rebello, o duo tem um trabalho constante, atual.

Saiba mais

E-music “Delta Machine” é o 13° álbum de estúdio do Depeche Mode. É mais um da série de bons discos que o grupo vem fazendo com certa regularidade desde a reinvenção, como trio, em “Ultra” (1997).

Clássico

Em seu 12º álbum de estúdio, “What about now”, o Bon Jovi apenas requenta sua receita, como já haviam sinalizado os singles “Because we can” e “What about now”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.