Publicidade
Entretenimento
Vida

Eliana Printes é convidada para cantar na Europa ao lado de Orquestra Sinfônica

Suíça, Áustria e Alemanha estão na rota de shows da cantora, que reencontra a Collegium Musicum Potsdam na viagem  02/06/2015 às 10:59
Show 1
Eliana Printes
acritica.com ---

Quatro anos depois de se apresentar na Alemanha, a convite da Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam, Eliana Printes retorna às terras germânicas para um novo concerto ao lado do conjunto musical. Além de Potsdam, cidade-sede da orquestra, o novo tour musical de Eliana pelo Velho Mundo deve incluir um concerto em Berlim e shows na Suíça e na Áustria. O roteiro da cantora amazonense inicia no final deste mês e se estende até meados de julho.

A agenda de Eliana Printes na Europa começa no próximo dia 21, em Berna, na Suíça, onde a cantora fará uma apresentação intimista no Prima Luna. No dia 4 de julho, ela faz uma nova apresentação no Museu dos Instrumentos dos Povos do Mundo, em St. Gilgen, pequena cidade da região de Salzburgo, na Áustria. Eliana, que cantará pela segunda vez no local, estará acompanhada de Adonay Pereira, no violão, e Knut Andreas, no piano acústico.

A parada seguinte no roteiro será em Potsdam, onde Eliana irá se apresentar em concerto ao ar livre ao lado dos instrumentistas da Collegium Musicum Potsdam. A apresentação terá regência do alemão Knut Andreas, diretor artístico da orquestra sinfônica e admirador da música de Eliana (confira o box).

A agenda da cantora se encerra no dia 13, com um novo concerto ao lado da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim e da Banda Shikamana, também sob a regência de Andreas. A apresentação acontecerá em Berlim e marcará a inauguração da nova sala de concertos da capital alemã, a Georg-Friedrich-Händel-Gymnasium.

Reencontro

Já fazendo os preparativos para a turnê europeia, Eliana se diz feliz por poder rever e cantar ao lado da Collegium Musicum Potsdam. “Para mim será um grande prazer reencontrar os músicos da sinfônica de Potsdam para mais uma apresentação”, declara a amazonense.

O repertório, ela antecipa, terá músicas de sua autoria e de Adonay Pereira, mais clássicos da música brasileira com arranjos do violinista alemão Erasmus Meinerts para orquestra. “Estou realmente feliz com essa nova oportunidade de levar a música brasileira e um pouco do meu trabalho para o continente europeu”, diz a cantora.

A nova turnê de Eliana Printes pela Europa só foi possível graças às parcerias do maestro Knut Andreas, na Alemanha, e da Sra. Goreth Baehler, na Suíça, além do fundamental apoio no Brasil da Prefeitura de Manaus e do patrocínio da Whirlpool Latin America.

Canção sem fronteiras

A ligação entre Eliana Printes e a Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam surgiu quando Knut Andreas ouviu alguns discos da cantora, apresentados a ele por um brasileiro radicado na Alemanha, em 2009. O regente germânico se encantou especialmente pela canção “O céu hoje à noite”, que lhe inspirou a compor uma nova peça sinfônica para sua orquestra.

Para isso, entrou em contato com Eliana e Adonay Pereira, de quem obteve a autorização de uso da composição. O trabalho de Andreas resultou no “Réquiem para saxofone e orquestra”, da qual Eliana e Adonay receberam uma gravação em CD enviada pelo maestro.

A partir daí, Eliana, Adonay e Andreas se mantiveram em contato. Dessa relação, acabou surgindo o convite para os brasileiros participarem de um concerto na Alemanha, que foi realizado em junho de 2011.


Publicidade
Publicidade