Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Vida

Em busca de retornar ao natural, itens de beleza e higiene caseiros ganham adeptos

Celebridades estão buscando fazer em casa produtos que, segundo a ONU e a OMS, por terem componentes químicos, podem trazer males ao sistema hormonal humano



1.jpg
Shailene Woodley usa beterraba como batom, spirulina como delineador e ainda faz seu próprio desodorante
10/07/2015 às 11:53

O desodorante traz em sua embalagem: “Proteção até 48h”. Ao constatar tal promessa, útil para muita gente que passa o dia todo fora de casa, o cliente adquire o produto sem se preocupar em ver quais ingredientes ali podem existir para “garantir” tanto tempo sem maus odores derivados da transpiração. O problema é que, por trás dos perfumes, cores e texturas podem estar camufladas substâncias químicas (como o alumínio) que são verdadeiras bombas para o organismo. E quanto maior o fator de proteção, mais pesada é a carga destas na luta para banir as bactérias causadoras do mau cheiro. 

Esse é apenas um exemplo de item de higiene e beleza industrializado que pode nos fazer mais mal do que bem a longo prazo.  Em 2013, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram um comunicado mundial alertando para os perigos que produtos simples como este podem oferecer à saúde. O estudo aponta que componentes químicos presentes em shampoos, condicionadores, cremes, esmaltes e até maquiagens podem ter um impacto negativo no sistema hormonal humano, favorecendo o desenvolvimento de doenças, problemas de fertilidade e males congênitos. Então vem o questionamento: não seria melhor buscar opções mais naturais?

Fácil e caseiro

Tornar caseiros alguns destes itens de higiene e beleza é não somente possível como fácil, pois implica um número bem menor de ingredientes. E tem muita gente famosa buscando o resgate do “faça você mesmo” tomado pela grande indústria ao longo do tempo. A atriz Shailene Woodley, por exemplo, usa beterraba como batom (ela assa o vegetal durante 30 a 50 minutos e passa nos lábios o ‘suco’ que sai deste logo após assada); a Spirulina, ela diz que quando molhada, serve como delineador; o seu desodorante é feito com bicarbonato de sódio, óleo de coco, araruta em pó, e algumas gotas de misturas de óleos essenciais. 

A apresentadora “natureba” Bela Gil recentemente publicou em seu Facebook a receita do seu próprio desodorante (1/2 xícara de leite de magnésio; 1/4 xícara de água; e 1 colher de chá de óleo essencial), comentando: “Muitos se preocupam em não cozinhar em panela de alumínio, mas esquecem que muitos desodorantes e principalmente os antiperspirantes contém alumínio”.


Óleos essenciais

Os óleos essenciais estão presentes em diversas receitas das famosas. Derivados das plantas, são ingredientes naturais usados há anos na área de perfumaria. Segundo a aromaterapeuta Sâmia Maluf, fundadora da By Samia Aromaterapia (www.lojabysamia.com.br/), além de saúde, esses óleos são aliados da beleza. “Eles fazem parte da química orgânica, não feita em laboratório. Foram criados para a sobrevivência da planta mas também auxiliam na sobrevivência das pessoas. E por serem naturais, não causam alergia ou outros efeitos colaterais”, comenta, acrescentando que quem possui irritações ou problemas de pele pode se beneficiar dos itens caseiros feitos com óleos essenciais.

Sâmia não diz ser radicalmente contra os produtos de higiene e beleza industrializados, porém, sugere que os consumidores olhem as embalagens com maior diligência para então decidirem o que vão usar. Mas devem estar cientes de todas as implicações. “As grandes empresas investem em publicidade e propaganda para gerar desejo. Porém, quando você começa a ler e se informar, começa a ter mais consciência”, frisa.

Sâmia dividiu com a reportagem duas receitas fáceis de se fazer em casa: desodorante e sabonete. Em seu blog (samiamaluf.blogspot.com.br) a aromaterapeuta comenta os benefícios específicos de cada óleo essencial e dá ainda mais dicas. Vale conferir.


RECEITA 1: Desodorante caseiro

Ingredientes:

3 colheres de sopa óleo de jojoba;

3 colheres de sopa cera de abelha derretida; 

3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;

2 colheres de sopa de amido de milho;

2 colheres de sopa de óleo de coco;

1/4 colher de chá de vitamina E - Ou pode ser substituido por óleo de germe de trigo, que é rico em vitamina E;

5 gotas de cada óleo essencial de cravo, alecrim, tea tree e eucalipto glóbulos, limão siciliano.

Preparo:

1. Em uma panela derreta a cera de abelha, e após coloque  todos os ingredientes, exceto óleos essenciais  juntos em fogo baixo. 2. Retire do fogo, adicione as gotas de óleos essenciais e de Vit. E. Mexa bem. 3. Despeje em frasco de vidro esterilizado. Validade: 6 meses


RECEITA 2: Sabonetes de mel

Ingredientes:

01 quilo de glicerina;

01 quilo de mel;

4 favas de baunilha;

10 ml de óleo de Tea Tree.


Preparo:

1. Corte e  derreta  o mel em banho maria caso este esteja duro e açucarado 2. Misture  o  conteúdo das favas de Baunilha,  no mel, e misture bem até que esteja incorporado e a mistura homogênea. 3. Derreta a base da base glicerinada, em banho maria,  lentamente. 4. Misture, todos os ingredientes, em uma panela (Sâmia Maluf diz usar a feita de ágata): a base glicerinada, o mel já incorporado à baunilha.  5.Coloque os 10 mls de óleo essencial de Tea Tree. Após todos os ingredientes estarem incorporados, despeje em formas individuais,  ou em um molde grande para que após secar sejam cortados em pedaços.


BUSCA RÁPIDA

Com a palavra, a dermatologista
A dermatologista Patricia Bandeira de Melo ressalta o fato de a pele ter uma capacidade absortiva inigualável. “É preciso ter cuidado com a concentração de substâncias como o alumínio por causa da porosidade da pele”, conta. Ela frisa, porém, que quem sofre de hiperidrose (suor excessivo) pode precisar de algo mais “potente” que as receitas caseiras. “A pessoa deve usar antitranspirante e antibacteriano. Mas se for grande a concentração de alumínio, o uso não deve ser diário”.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.