Domingo, 15 de Setembro de 2019
LITERATURA

Em homenagem ao Dia do Escritor, ASSEAM promove feira de livros em Manaus

O evento, que acontece no dia 25 de julho, tem início com a execução do Hino Nacional e uma apresentação musical



feira_de_livros.JPG Feira contará com a palestra “O escritor, o talento e o leitor” (Foto: Euzivaldo Queiroz)
22/07/2017 às 00:00

O Dia Nacional do Escritor - comemorado no dia 25 de julho - será festejado com grande evento em Manaus. Neste sábado, a partir das 9h, o auditório da escola Martha Falcão (Rua Salvador, nº 455, Adrianópolis) servirá de palco para a “I Feira e Exposição de Livros - Dia do Escritor 2017”. O evento contará com palestras, recitações de poesias e exposições e vendas de livros, além da presença de diversos autores amazonenses. A feira tem entrada gratuita e segue com programação variada até às 13h.

A “Feira e Exposição de Livros” tem como principal objetivo fazer a ligação entre os autores locais e os amantes da literatura. Quem afirma é uma das organizadoras do evento, a escritora Franciná Lira. “Várias feiras que acontecem em Manaus são voltadas para a valorização do livro, e nunca do autor. A nossa será diferente: queremos enaltecer o profissional, pois, sem ele, não há livros. Por isso estamos reunindo esses autores e dando o espaço para que eles possam falar sobre suas obras. Será uma grande oportunidade para que o público amazonense conheça esses escritores”, completa Franciná.

O evento iniciará sua programação às 9h, com a execução do Hino Nacional e uma apresentação musical dos alunos do curso de flauta do colégio Martha Falcão. Em seguida, a feira contará com a palestra “O escritor, o talento e o leitor”, ministrada pelo autor amazonense Dr. Gaitano Laertes Pereira Antonaccio, que será homenageado durante o evento. Após um intervalo de 15 minutos, a “Feira e Exposição de Livros” retomará sua lista de atividades com nova apresentação musical - da dupla Ezequiel & Luana - e recitações de poemas.

Para o escritor e presidente da Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM), Leonardo Mississipe de Souza, a expectativa é que o evento lote os espaços do auditório do Martha Falcão. “Desde que assumi (a ASSEAM), há dois anos, temos realizado muitos eventos literários no Estado. Sempre tive em mente unir o útil ao agradável, ou seja, os escritores à sociedade amazonense. Nota-se um crescimento muito grande do público desde o primeiro (evento) que realizamos. Com a feira deste sábado, já temos o sucesso garantido”, aposta Leonardo Mississipe de Souza.

Crescimento

De acordo com a dupla, o segmento literário no Amazonas vem crescendo, mas ainda faltam alguns ajustes para que chegue à condição ideal. “As pessoas dizem que o amazonense não lê. Ele lê, o que falta realmente é a divulgação do trabalho desses autores locais. Prova disso é que, em cada evento nosso, os leitores estão ali, nos acompanhando”, defende o presidente da ASSEAM. “Também temos que analisar este cenário a partir do custo de se publicar um livro. O escritor é um apaixonado, mas são poucos os que conseguem viver da literatura. O custo de um livro ainda é bastante alto”, acrescenta Franciná.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.