Domingo, 31 de Maio de 2020
ENCONTRO

Em Manaus, bar abre as portas para roda de conversa sobre HIV/Aids

Evento conta com a participação da secretária nacional da RNP+, Vanessa Campos, e é aberto para todo o público. Encontro inicia a partir das 17h desta sexta-feira (6), no bar Cervantes, Largo São Sebastião



WhatsApp_Image_2020-03-05_at_14.39.25_C0DFA4F1-EDA1-4400-BC8F-77903938A222.jpeg Foto: ACrítica
05/03/2020 às 15:19

Uma roda de conversa sobre vivências de pessoas com HIV/Aids acontece no bar Cervantes, situado na rua Costa Azevedo, no Largo São Sebastião, Centro de Manaus, as 17h desta sexta-feira (6). O encontro vai ser mediado pela secretária da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP), Vanessa Campos, e conta com uma extensa programação com exposição fotográfica durante o final de semana. 

De acordo com a organizadora do evento, Mel Kenia, a roda de conversa faz parte do calendário de atividades do bar por ocasião do dia Internacional da Mulher. "A ideia é abrir as portas para diversos tipos de eventos como exposições, lançamentos de livros, saraus e outros. A conversa sobre HIV foi uma sugestão de um amigo,passou o contato da Vanessa Campos e fechamos o evento. Esses dois eventos são por ocasião do dia Internacional da mulher", explica.



Luiza explica que o evento busca esclarecer, também, a sociedade, e ser um ponto de encontro para pessoas com HIV/Aids compartilharem experiências e vivêncidas. "Digo que sim, além de esclarecedor. HIV é uma realidade mais próxima do que imaginamos e poder entender melhor sobre o assunto  o mínimo  que podemos fazer", complementa.

Em fevereiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que pessoas portadoras do vírus HIV, transmissor da Aids, são "uma despesa para todos no Brasil", além de um "problema sério" para a própria pessoa. Bolsonaro fez o comentário enquanto falava sobre uma história contada pelo jornalista Alexandre Garcia, sobre a experiência da sua esposa, que é obstetra.

"O próprio Alexandre Garcia, ele fala que a esposa dele, que é obstetra, atendeu uma mulher que começou com o primeiro filho com 12 anos de idade. Outro com 15, e no terceiro, que a esposa dele atendeu, ela já estava com HIV. Uma pessoa com HIV, além do problema sério para ela, é uma despesa para todos no Brasil", disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

Mediação

Vanessa Campos, que vive com o vírus há 30 anos, desde setembro atua como secretária da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+Brasil). Ela avalia que o encontro irá servir para desmistificar vivências das pessoas com HIV/Aids, além de repudiar as declarações do presidente.

"A Saúde das pessoas que vivem com HIV e Aids é um direito garantido pela Constituição Federal. Dizer que somos despesa para todos aqui no Brasil é distorcer informações e manipular a opinião pública. Demonstra preconceito e total desconhecimento da política de HIV/Aids do nosso país, que ainda é referência para o mundo no quesito de distribuição de antirretrovirais para todos. É com tristeza e indignação que vemos essa tentativa de retrocesso e discriminação. Investir na Saúde é investir na vida", disse.

No último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, o Amazonas segue na segunda posição no número de casos registrados no país durante os seis primeiros meses de 2019. Com 680 notificações no AM, a Secretaria de Saúde do Estado (Susam), aponta que há acompanhamento direto de quem procura à rede estadual para realizar o tratamento.

Serviço:

Roda de Conversa sobre HIV/Aids e Vivências PositHIVas
Endereço: Bar Cervantes, situado na rua Costa Azevedo, no Largo São Sebastião, Centro de Manaus.
Horário: 17h
Data: 06/03
Entrada: Livre

 

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.