Publicidade
Entretenimento
Vida

Em Manaus, Editoras Valer e Inpa anunciam lançamentos para o mês de novembro

Até o final do mês, a Editora e Livraria Valer realizará cinco lançamentos de livros de vários gêneros que contribuem para diversas áreas do conhecimento 18/11/2013 às 19:23
Show 1
"A e i o ou e os Gabirus", de Liège Albuquerque, é um dos lançamentos da Editora Valer em novembro
ACRITICA.COM* Manaus (AM)

Até o final do mês de novembro, a Editora Valer realizará cinco lançamentos de gêneros distintos, que contribuem para diversas áreas do conhecimento: “Comarcas do Amazonas”, “A e i o u e os Gabirus”, “Educação e pauperização: tradições, referências, aplicações” são alguns destes títulos.

O livro “Comarcas do Amazonas”, da desembargadora Graça Figueiredo, será lançado às 19h da próxima quarta-feira (20). Na obra, Figueiredo organiza e cataloga todas as comarcas do Poder Judiciário do Amazonas e se aprofunda sobre organização judiciária e a realidade das Comarcas do interior.

No dia 23, a escritora e jornalista Liège Albuquerque lança seu “A e i o u e os Gabirus”, obra que promove o “encontro” das vogais com as consoantes e apresenta, de forma lúdica, o alfabeto aos pequenos leitores.

As vogais são as protagonistas da história e são retratadas como crianças, cada uma com características e personalidades bem distintas, que convivem entre si e que se encontram com os "gabirus" (as consoantes). Por fim, todos se misturam, formando o alfabeto e, a partir dele, surgem inúmeras palavras. O lançamento será às 10h, na Livraria Valer.

Ensaios e matématica

Já no dia 27, a editora lança “Educação e pauperização: tradições, referências, aplicações”, de Louis Marmoz, Marilene Corrêa da Silva e Wagner de Araújo, às 18h, no Auditório Alalaú (FACED), na Ufam. O livro tem como uma das suas premissas básicas a ideia de que o capitalismo, como todo sistema econômico, é provisório. São quatro ensaios que se detém sobre o cenário mundial, no qual a globalização e suas consequências são os grandes fenômenos.

Dia 28, às 15h, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), o professor José de Alcântara Filho lança "A necessária relação entre Física e Matemática", no qual procura interrelacionar as duas matérias, visando uma reestruturação pedagógica e reflexiva por parte dos docentes destas disciplinas.

Para finalizar os lançamentos do mês, Eudes Melo apresenta “O polo de duas rodas na Amazônia”. A obra tem foco na Moto Honda e sua rede de fornecedores. O estudo busca entender como a empresa desenvolve sua produção e sua influência sobre os processos de trabalho, assim como das empresas que compõem essa rede produtiva. O lançamento acontecerá no dia 30, às 10h, na própria Livraria Valer.

Inpa lança obras

Tornar acessível os resultados gerados nas bancadas dos laboratórios e nos trabalhos de campo é o objetivo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), por meio da Editora Inpa, ao lançar na próxima sexta-feira (22) sete publicações, além da edição de número 11 da revista de divulgação científica “Ciência para Todos”.


O evento ocorrerá no Auditório da Ciência do Instituto, às 10h, no campus l do Inpa, que fica no bairro Petrópolis, Zona Centro-Sul. Dentre as obras, está o livro “Fruteiras da Amazônia”, um trabalho de Lúcia Yuyama, falecida em abril deste ano, com outros cincos pesquisadores – Kaoru Yuyama, Jaime Aguiar, Fernando Hélio Alencar, Dionísia Nagahama e Helyde Marinho.

Na ocasião também serão lançadas: “Aves do Pantanal”, “Introdução a criação de abelhas nativas sem ferrão”, “Vamos conhecer os insetos aquáticos?”, “Bicho de casco” e dois Cadernos de Debates do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (Torno V e Vl).

Segundo a coordenadora do evento, Shirley Cavalcante, haverá uma sessão de autógrafos. “Preparamos toda uma programação e, ao final, os autores presentes farão uma sessão de autógrafos”, disse.

*Com informações das assessorias de imprensa da Valer e do Inpa

Publicidade
Publicidade