Em Manaus, festa alternativa celebra ritmos brasileiros de diversas épocas
A “Batuke”, que nasceu da proposta de homenagear os mais diversos estilos da música brasileira, acontece nesta quinta (14) 14/12/2017 às 14:14 - Atualizado em 14/12/2017 às 15:21
“Quando Pero Vaz Caminha/Descobriu que as terras brasileiras/Eram férteis e verdejantes/Escreveu uma carta ao rei/Tudo que nela se planta/Tudo cresce e floresce/E o Gauss da época gravou”. Esta é a introdução da música “Tropicália”, de Caetano Veloso.
“Foi um dos períodos mais importantes da música brasileira como forma de expressão e resistência”, conta a dentista Carol Pedrosa, uma das organizadoras da festa “Batuke”, que vai acontecer hoje (14), a partir das 18h, da Casa de Cultura Joaquim Marinho, na rua Chaves Ribeiro, 39, São Geraldo.
A “Batuke” nasceu da proposta de homenagear os mais diversos estilos da música brasileira, passando pelos sons da era tropicalista; por ritmos brasileiros como bossa nova, samba, e chorinho, até chegar aos regionais, como toada de boi, carimbó e outros gêneros do Norte. Ao todo, quatro DJ’s – entre elas Luana Aleixo, Melka Franco, Laryssa Gaynett e a própria Carol vão comandar o evento.
Representação
Ainda segundo ela, o trecho da música usado para representar a festa expressa os bons fluidos para o período atual no Brasil, país onde a música também deu voz a vários protestos. “Esse trecho passa uma imagem de esperança no meio desse caos que o país tem vivido nos últimos tempos”, declara ela. Além de música, a festa terá cervejas, doses, garrafas e drinks como Sex On The Beach, Mojito, Moscow Mule, Kiwieoska, Gin Frizz, Caipirinha, Caipiroska, entre outros.
Os sets das quatro DJ’s, conforme Pedrosa, seguirão uma ordem e serão bem ecléticos. “Vamos começar com uma vibe mais tranquila, de sambinha, bossa nova, chorinho, toadas, passando pela Tropicália, carimbó e outros ritmos do Norte, para depois passar para os ritmos mais ‘pesados’, tipo rap, rock e outros”, pondera.
De acordo com a organizadora, o crescimento dos artistas que produzem a cada dia no Brasil é o que motiva a valorização da música nos variados estilos. O que não é diferente na região Norte. “Queremos enaltecer o que já temos e mostrar um pouco do que está surgindo também. Misturar os clássicos com o atual, não importa qual o estilo, e celebrar esse poço maravilhoso de ritmos e batuques que é o Brasil”, coloca.
Serviço
O quê: Festa “Batuke”
Quando: Hoje (14), a partir das 18h
Onde: Casa de Cultura Joaquim Marinho, rua Chaves Ribeiro, 39, São Geraldo
Quanto: R$ 10
Informações: (92) 99257-1459
+ Entretenimento
-
Biquíni Cavadão faz show em Manaus para apresentar a...
-
Teatro Amazonas recebe recital de cravo ‘Melancolia’
-
Inspirado na Broadway, 'O Rei Leão' chega ao Teatro ...
-
Wanderley Andrade agita bloco em Manaus com ritmos d...
-
Clowns de Shakespeare promovem laboratório de teatro...
-
Thiaguinho lança nova música e revela data de show e...
-
Novo serviço leva grupos para ensaios fotográficos n...
-
Filme ‘Marighella’ é resposta a cenário político, di...
-
Evento discute maternidade e carreira
Veja também
- Biquíni Cavadão faz show em Manaus para apresentar atrações do Planeta Rock
- Serjão Loroza promete trazer a energia da folia carioca para o 'Carna Spazio'
- Thiaguinho lança nova música e revela data de show em Manaus
- CD do Caprichoso 2019 começa a ser gravado e com promessa de inovação
- Sofar Sounds realiza segunda edição nesta quinta-feira (14)
- Rap brilha no Grammy, mas noite é do empoderamento feminino
- Amazonas Filarmônica inicia Série de Concertos de 2019 no Teatro Amazonas
- Bloco 'Deus me Livre, mas quem me dera' terá trio elétrico em Manaus