Publicidade
Entretenimento
Vida

Em Manaus, Nova Igreja Batista já soa as batutas para o espetáculo 'Um Sonho de Natal'

Neste ano os personagens serão visitados por quatro anjos que irão lhes mostrar o verdadeiro sentido do Natal através de um mix de artes cristãs 29/11/2014 às 12:07
Show 1
A expectativa é que150 mil pessoas vejam o espetáculo nas 34 apresentações
Laynna Feitoza Manaus (AM)

A 13ª edição do espetáculo “Um Sonho de Natal”, realizado anualmente pela Nova Igreja Batista (NIB), visita neste ano um circo muito especial. O dono dele se chama Kasin, um grande domador de feras no passado. “Ele é muito duro de coração e egoísta, atormentado com palavras e até mesmo com certa violência”, explica o pastor Leandro Caiado, diretor-geral do evento. No circo, além de muitos personagens, trabalham a sua esposa Najla, a assistente de mágico; sua filha Kayra, a bailarina do Circo; e Marcos e Marcondes, irmãos palhaços que tentam esconder tristeza com uma falsa alegria.

Em 2014, os personagens serão visitados por quatro anjos que irão lhes mostrar o verdadeiro sentido do Natal através de um mix de artes cristãs que, desde 2002, têm encantado milhares de pessoas. A conclusão é tirada por meio dos números do “treinamento principal”: o espetáculo “O Mágico de Oz”, que levou em setembro mais de 41 mil pessoas ao auditório da NIB em cinco dias de apresentações.

Leandro justifica ainda a escolha da temática do ano, “O Circo da Vida”. “O circo sempre foi um local de arte e diversão, mas também de uma mensagem de alegria. Cada dia mais, principalmente nas cidades grandes, o circo está desaparecendo e há uma forte necessidade de alegria na sociedade moderna. Por isso, cremos que a temática circense é ótima, eficaz e poderosa para transmitir a mensagem cristã, que é levar aos homens a verdadeira felicidade, através de conhecerem o verdadeiro significado do Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo”, pondera Caiado.

Sonoro ocular

A cada ano, novas artes de ponta e tecnologias são agregadas ao espetáculo, mobilizando mais de mil voluntários técnicos, membros da igreja, que se tornam atores, dançarinos, artistas performáticos e os grupos técnicos – em que 99,9% deles não são artistas profissionais. O diretor-geral já adianta que este será uma das edições mais prolíferas nas áreas artística e tecnológica. Entre estes, pode-se citar um novo recurso a ser usado em cada um dos tambores e instrumentos de percussão, fazendo um jogo de luzes inédito que permitirá ao público não somente ouvir, mas também “ver” os sons.

“Haverá uma nova dança chamada ‘Marionetes’, em que dançarinos, imitando bonecos de marionetes, dançarão suspensos no ar, manipulados de diversas formas, representando o homem sem Deus que se deixa manipular pelo mal; um elefante e um dinossauro, os dois em tamanho natural, manipulados com alta tecnologia. Estes serão ‘criados por Deus’ no auditório, levando o público a um novo conceito de interação, que fará os espectadores sentirem como se estivessem participando da história. E também uma nova ‘criação do mundo’, com diversos efeitos especiais, além de figurinos e cenários mais reais”, adianta o pastor, guardando segredo sobre o resto.

Orquestra

Além dos aparatos tecnológicos já tradicionais de todos os anos, como o coral humano com 90 pessoas em forma de árvore de Natal, o voo da estrela que guia os sábios, caveiras dançantes em luz negra, robôs de LED, patinação e recepção artística, a “Orquestra Um Sonho de Natal” trará em 2014 o total de 42 instrumentistas para abrilhantar o espetáculo. “As canções são em sua maioria originais, compostas e executadas por membros da igreja. Este ano estamos estreando muitas músicas novas”, destaca Caiado.

Ele ressalta ainda que o evento, já integrante do calendário cultural da cidade, continua a ser pensado e planejado no fim de cada edição. “Alguns grupos que compõem artes mais difíceis, como patins, orquestra, artes circenses e etc. começam a treinar desde o início do ano. Nos últimos três meses do show, os ensaios intensificam”, afirma ele.

O pastor aconselha os espectadores a chegarem o mais cedo possível para garantir o seu lugar no auditório e nas vagas limitadas do estacionamento. “Com uma hora antes do evento, é possível bater fotos com os personagens e entrar no presépio vivo. Dez minutos antes, você assiste à orquestra, e aí iniciamos”, diz Caiado. O Circo te espera!

Serviço

O quê: “Um Sonho de Natal – O Circo da Vida”

Quando: De 12 a 28 de dezembro (exceto dia 24)

Onde: Auditório da NIB (Avenida Torquato Tapajós)

Hora: Às 20h (de seg. à sex.); às 14h, 17h e 20h (aos sábados e dia 25); e 10h, 14h, 17h e 20h (aos domingos)

Quanto: Gratuito

Publicidade
Publicidade