Publicidade
Entretenimento
Vida

Embaixadoras de Parintins: as anfitriãs e divulgadoras dos bumbás

Todos os anos, elas recebem convidados ilustres do Brasil e do exterior pelo prazer de divulgar o maior festival folclórico de todo o mundo  23/06/2013 às 10:44
Show 1
Norma Silva e Ana Paula Perrone: Embaixadoras de Parintins
FELIPE DE PAULA ---

O povo amazonense tem em sua natureza a marca da simpatia e da hospitalidade para com seus visitantes. E não há momento melhor para se conferir essa vocação diplomática que o Festival de Parintins, que no fim de junho atrai turistas de todo o globo para conferir o espetáculo protagonizado pelos bois Garantido e Caprichoso.

Ana Paula Perrone e Norma Silva exercem com maestria esse papel, que consiste em ciceronear convidados, que vão de amigos próximos a figuras ilustres do mundo da cultura e dos negócios, na ilha Tupinambarana, com direito a hospedagem de frente pro rio, camarotes vips e os melhores comes e bebes da ilha.

Ana Paula, que diz ter uma “relação carnal” com o boi, há cerca de 18 anos recebe pessoas de várias partes do Brasil e do mundo para ir ao festival em seu barco particular. Entre elas, gente famosa como as cantoras Fafá de Belém e Daniela Mercury.

Perrone conta que chega a receber 30 pessoas, divididas entre a casa e o barco. Aliás, no caminho para a ilha, ela já convoca o seu filho Leonardo que, estudioso da história do boi, impressiona os convidados com os conhecimentos sobre o folclore popular em Parintins, em especial do boi Garantido. E para o ano do centenário, ela ainda pretende ir além. “Eu estou preparando um kit para os meus convidados com um livro, cocares e camisetas”, revela.

Paixão compartilhada

A simpática Norma Simões Silva, apaixonada pelo Boi Caprichoso, também não deixa a desejar quando se trata de receber bem. Ela e seu marido Antônio Silva já foram hosters de políticos importantes e altos executivos, como o presidente da Coca-Cola do Brasil e internacional.

O almoço preparado pelas cinco funcionárias da casa do casal em Parintins, no sábado que marca o segundo dia de apresentações do boi, já virou tradição.

“Eles adoram e saem falando muito bem. É impressionante como as pessoas se apaixonam por Parintins”, diz ela, apontada como dona de um grande coração, que acolhe não só os convidados ilustres, como até os empregados. “No último dia do boi, sempre levo meus empregados, com mulheres e filhos, pra verem as apresentações no meu camarote”, contou a embaixadora do azul.

Prestígio assegurado

Tanta dedicação e amor aos bois de coração fez dessas duas mulheres grandes referências quando o assunto é o Parintins.

O presidente do Movimento Amigos do Garantido (MAG), Rivaldo Pereira, diz que não imagina o Boi Garantido sem a amiga Ana Paula Perrone e nem ela sem o encarnado. “Falar de Ana Paula Perrone é falar de uma pessoa que se doa, que a ama verdadeiramente essa festa, uma guerreira do Boi Garantido”, diz ele.

Do lado azul, Matheus Assayag, que já fez de tudo no boi, inclusive participando de toadas clássicas como “Bicho Homem”, vê Norma Silva como uma verdadeira embaixadora. “É um título até bem apropriado para ela”, diz ele. “Ela e o marido, Antonio, são pessoas fantásticas, que sempre divulgam o boi. Ainda bem que ela é do Caprichoso”, brinca ele.


Publicidade
Publicidade