Publicidade
Entretenimento
Vida

Emoção marca première do DVD do Garantido

A galera que assistiu aprovou produto audiovisual. Muitos torcedores se emocionaram. “As imagens de Lindolfo, a participação dos filhos de Lindolfo, de outros ícones do bumbá mostram o que é realmente brincar de boi em Parintins”, disse o estudante Rodrigues Alves 20/05/2013 às 09:10
Show 1
A Cidade Garantido ficou lotada de brincantes que foram conferir o produto audiovisual que registra os 100 anos do Boi do Povão
Jonas Santos Parintins, AM

Era somente Avant Première e o curral do Garantido ficou lotado no sábado que passou, na primeira exibição do DVD do Centenário. Torcedores do boi se emocionaram na Cidade Garantido ao assistir as cenas da película de 2h10 que foi produzida pela TV A Critica, emissora afiliada a Rede Record. Em Manaus, o mesmo evento será realizado no dia 24 de maio, a partir das 20h, no Teatro Direcional do Manauara Shopping, para a imprensa e convidados sob  a organização do Movimento Amigos do Garantido (MAG).

O roteiro do DVD começa com dona Maria do Carmo Monteverde, filha de Lindolfo o criador do Garantido, narrando a história do boi. Depois o levantador de toadas, Sebastião Junior, canta um ritual indígena e em  seguida o apresentador Israel Paulain desce em um cabo de aço e dá o alerta geral: “Atenção minha galera vamos levantar bandeira e balanceia no ar...”. E aí o DVD do boi do centenário revela  um repertório clássico de pot-pourri e toadas inéditas. As imagens aéreas são um show aparte.

A galera que assistiu aprovou produto audiovisual. Muitos torcedores se emocionaram. “As imagens de Lindolfo, a participação dos filhos de Lindolfo, de outros ícones do bumbá mostram o que é realmente brincar de boi em Parintins”, disse o estudante Rodrigues Alves. A professora Leocarmem Muniz afirmou que o DVD superou todas as suas expectativas. “Diante de todas as dificuldades que o nosso boi guerreiro está passando, foi feito um trabalho lindo que nos dá a oportunidade de assistir a história do Garantido sendo cantada e decantada. São 100 anos de glória”, completou.

“Está maravilhoso. O Garantido é o maior dos bumbás e merece tudo isso”, disse o compositor e ex-levantador de toadas, Emerson Maia, que foi assistir de camarote o avant première. “Está excelente. Nunca imaginei que tivesse ficado tão lindo. O Sebastião tá cada vez melhor. Na verdade, todos foram perfeitos”, disse a sócia Ester Cohen.

Segundo o coordenador da Comissão de Artes, Fred Góes, todo trabalho dentro do Garantido é voltado para a comunidade, e isso se refletiu na alta qualidade disponível no DVD do centenário. “Hoje temos o melhor, e isso é o resultado do esforço de um grupo de pessoas que vem justamente de dentro desta comunidade”, destacou Fred.

Marujada em festa

O Bar do Boi Caprichoso, realizado no último sábado, exaltou o pulsante ritmo do bubmá azul em seus 100 anos de história. A Marujada de Guerra foi homenageada por milhares de pessoas que lotaram a Arena VIP do Tropical Hotel.

A festa começou com o grupo Sangue Caboclo, parceiro do item na preparação para o Festival de Parintins, em ensaios semanais realizados na capital. O amo do Boi Caprichoso, Edilson Santana, também contagiou o público presente com um repertório dançante e exaltou o papel do torcedor no centenário do bumbá azul.

Antecessor de Edilson Santana, Prince do Boi subiu ao palco relembrando a última década do Caprichoso em toadas vibrantes e versos desafiadores. Na voz do levantador de toadas David Assayag, a tricampeã Marujada de Guerra entrou na festa fazendo valer a afamada garra dos ‘marujeiros’ - como são conhecidos os ritmistas do Caprichoso. A noite terminou com o Pop da Selva, Arlindo Jr., cantando sucessos de sua história no touro negro e toadas de 2013.



Publicidade
Publicidade