Publicidade
Entretenimento
Vida

Encontro com o chef: Alex Atala realiza palestra em Manaus

Em pauta vão estar o empreendedorismo na gastronomia e a incorporação de produtos e ingredientes amazônicos à culinária internacional 18/06/2013 às 09:42
Show 1
Da capital,o paulista segue para S. Gabriel da cachoeira com um grupo de estrangeiros
Rosiel Mendonça Manaus, AM

No fim da tarde desta quinta-feira, o expert da alta gastronomia Alex Atala desembarca em Manaus para participar do evento “Encontro com o chef”, no Salão Bar Nobre do Tropical Hotel, a convite da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). Durante o encontro, Atala vai falar a um público seleto de 30 pessoas, formado por donos de restaurantes e chefs de cozinha da cidade.

Em pauta vão estar o empreendedorismo na gastronomia e a incorporação de produtos e ingredientes amazônicos à culinária internacional. No dia seguinte, o chef parte para o município de São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros da capital, na companhia de um grupo de jornalistas e especialistas estrangeiros, ação também patrocinada pela Amazonastur.

Durante a visita, que tem o objetivo de ser uma press trip gastronômica, Atala vai apresentar a eles a diversidade dos ingredientes da floresta e como ele incorpora esses elementos aos seus pratos.

No município, o chef vai contar com o apoio do Instituto Socioambiental (ISA), que fará a ponte entre o grupo e os Baniwa da região, etnia que tem sido fonte de inspiração para muitas das novas criações de Atala.

Degustação

Durante o “Encontro com o chef”, Atala também vai promover uma degustação do seu brigadeiro de priprioca (Cyperus articulatus), uma das iguarias do Dalva e Dito, restaurante do chef que remete a uma “cozinha brasileira afetiva”.

Descoberta pelo chef durante as suas andanças pela região amazônica, a priprioca é uma raiz de aroma leve e ligeiramente picante, o que confere uma ardência e um retrogosto sutil e amadeirado ao brigadeiro.

De acordo com Atala, da priprioca pode-se extrair um álcool ou um óleo, de aplicação semelhante à baunilha. Para ele, a versatilidade é a grande vantagem do ingrediente amazônico, amplamente utilizado na produção de cosméticos – ele vai bem em receitas doces ou salgadas, podendo ser combinado com derivados de leite, carnes, fígado e salame.

Outra famosa receita de Atala que traz a priprioca entre os ingredientes é o pudim de leite ao perfume de priprioca com ravióli de limão e banana ouro.

Publicidade
Publicidade