Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
Vida

‘Encontro de Chefs’ será realizado nesta quinta-feira (5) com culinária da Amazônia e Portugal

Para a estreia do encontro mensal, será servido o que há de melhor nos cardápios tanto do Fish Maria, especializado na culinária amazônica, quanto da Cozinha do Português, referência na cidade



1.gif João Almeida (à dir.) vai preparar delícias portuguesas. Já Paulo Fortunato está há cerca de um ano à frente da cozinha do Fish Maria Amazônia
03/02/2015 às 10:51

Nesta quinta-feira, dia 5, às 20h, o restaurante Fish Maria Amazônia (av. Nilton Lins, Conj. Parque das Laranjeiras, próximo à avenida das Torres) promove a primeira edição do “Encontro de Chefs”, com a participação do anfitrião Paulo Fortunato e do convidado João Almeida, do restaurante Cozinha do Português. O passaporte para a noite de degustação custa R$ 100 (bebidas à parte) e as reservas podem ser feitas pelo telefone (92) 3343-0003.

Para a estreia do encontro mensal, será servido o que há de melhor nos cardápios tanto do Fish Maria, especializado na culinária amazônica, quanto da Cozinha do Português, referência na cidade quando o assunto são as delícias de além-mar. “Ao todo serão dez pratos, que serão servidos em pequenas porções para que as pessoas possam experimentar todos”, explica Fortunato.

A proposta, segundo ele, é estreitar laços entre outros profissionais do segmento, valorizando os talentos locais. “Será uma grande troca de experiências entre os chefs, além de proporcionarmos aos nossos clientes itens da duas cozinhas na mesma noite e no mesmo local”, completa o proprietário do Fish Maria. “Apesar de serem duas cozinhas diferentes, esse menu degustação foi pensado para ter uma harmonia”.

Seguindo a ideia de que “nova experiência” não significa apenas “vender comida”, quem participar do primeiro “Encontro de Chefs” ainda poderá conferir um show ao vivo e uma exposição com telas do artista plástico Zeca Nazaré.

MENU

Caldo de frutos do mar e casquinha de caranguejo são algumas opções de entrada que estarão disponíveis na degustação. Como pratos principais, os chefs vão preparar pirarucu ao molho de ameixa com purê de banana levemente apimentado e pirarucu defumado, além de carne de porco à portuguesa.

Para a sobremesa, mini rabanada ao vinho do porto e sorvete de abacaxi e geléia de banana com creme de queijo e creme de confeiteiro.

OS CHEFS

Natural da cidade do Porto, João Alemida tomo gosto pela gastronomia ainda criança, por influência dos negócios da família. Graduou-se em Gastronomia pelo Ciesa e viajou pelos quatro cantos do mundo em busca de experiências. Criou raízes no Brasil e escolheu a cidade de Manaus para se fixar.

Já o paraense Paulo Fortunato está radicado há 25 anos na capital amazonense, mas desde adolescente trabalha com culinária, sendo a maior parte com ênfase na gastronomia amazônica. Autodidata, ressalta sempre que sua cozinha se baseia na intuição, pesquisa e inspiração.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.