Segunda-feira, 23 de Novembro de 2020
ENSAIO FOTOGRÁFICO

Ensaio fotográfico ‘Underwater’ mostra cliques de grávidas embaixo d’água

O ensaio, inédito em Manaus, é conduzido pelo casal de fotógrafos Douglas Lima e Andreza Cardoso



16/04/2017 às 05:00

Na barriga da mãe, o bebê está envolto por água, sentindo plena sensação de segurança e conforto ao flutuar nas entranhas da mãe. Do lado de fora da barriga, a mãe também está coberta por água, submersa em paz, em uma atividade que remete ao processo natural do útero materno, do despontar para a vida. É essa a premissa do ensaio fotográfico “Underwater”, que faz cliques de mãe e pai “grávidos” embaixo d’água, eternizando assim o acolhimento ao bebê na barriga e o reencontro da mãe com a condição do pré-nascimento.

O ensaio, inédito em Manaus, é conduzido pelo casal de fotógrafos Douglas Lima e Andreza Cardoso. Tudo começou quando Anderson fez o curso de fotografia subaquática em São Paulo, e depois foi para Nova York comprar os equipamentos adequados e se aperfeiçoar mais. “Esse ensaio lá fora já é tendência. No retorno ao Brasil, fizemos alguns testes. Minha esposa estava grávida na época e a gente aproveitou pra fazer”, diz o fotógrafo.



A necessidade por inovação sempre foi o foco do trabalho do casal. “Estávamos cansados de oferecer aqueles ensaios mais comuns. Não deixa de ser lindo, até eu fiz quando estava grávida. Mas são comuns”, diz Andreza.  O ensaio fotográfico embaixo d’água, porém, não é destinado somente às gestantes: qualquer pessoa pode fazer, sejam famílias, adolescentes, jovens e afins. “Não precisa saber nadar, basta saber mergulhar e prender um pouco a respiração. Porque é bem rápido”, comenta Douglas.

União de elementos

Para que o ensaio dê certo, o clima precisa estar de acordo. “É importante que não esteja chovendo. A piscina deve estar limpa e cristalina para pegar uma imagem boa. Lógico que temos que ter um equipamento bom com uma lente adequada para a imagem ficar clara, ampla e bonita. É o casamento da qualidade da água com o equipamento que fazem dar certo”, pondera Andreza.

Ao ver as fotos do ensaio, a impressão que dá é que tanto mãe e pai ficam bastante tempo submersos, o que não é verdade. “As pessoas ficam com medo de não saber como vai ficar o rosto embaixo d’água. Ficamos a postos para fazer o clique. Dura de três a quatro segundos, no máximo”, assegura Douglas. “Fazemos as primeiras fotos para testar, para que a pessoa se acostume com os cliques”, complementa Andreza.

Valorização

Sobre os riscos à mãe e bebê, as famílias podem ficar despreocupadas, segundo a fotógrafa. “Inclusive é indicado que as grávidas façam hidromassagem e movimentação na água, porque isso auxilia na circulação da mãe. Geralmente a gente fica mais inchada porque com o peso da barriga, a circulação vai bloqueando um pouco. No ensaio, a água tira a gravidade, e a barriga assim como a mãe vai flutuando. Não tem contra-indicação”, declara Cardoso.

O que valoriza o ensaio é a direção: enquanto Douglas fotografa, Andreza vai dando as coordenadas de como tudo deve fluir. “Quando a gestante desce (embaixo d’água), ela já vai orientada com o que tem que fazer”, coloca. O ensaio dura duas horas porque não envolve somente o processo fotográfico. “A mãe troca de roupa, se seca, não é só questão de conseguir as imagens. A maquiagem é à prova d’água para garantir que tudo fique bem, além das roupas que precisam ser esvoaçantes para dar impacto visual às fotos”, conta ela.

Sereias sob lentes

No futuro, o casal pretende fazer ensaios com cauda de sereia para todos os públicos. As gestantes também não ficam de fora dessa. “Elas também podem fotografar com a cauda, mas numa piscina mais rasa. Como elas não vão ter a movimentação dos pés por mergulhar com a cauda, é o pai do bebê que vai levando-a. Quando a gestante levantar, deve ter alguém segurando”, finaliza Andreza.

Serviço

Contato: (92) 98182-5640

Site: www.andrezaedouglasfotografia.com

Instagram: @andrezaedouglasunderwater


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.