Publicidade
Entretenimento
DIVERTIDO

Ensaio inusitado de formandos da Ufam ganha repercussão nacional

Por conta da simplicidade das fotos feitas no ônibus 616, imagens foram compartilhadas pelo ator Lázaro Ramos 15/08/2018 às 15:02 - Atualizado em 15/08/2018 às 15:12
Show capturar 27d1ec3b cb90 4911 bac9 dab1d30b8f41
Fotos: Marcos Albuquerque
Tiago Melo Manaus (AM)

Na contramão dos ensaios fotográficos de formatura glamorosos, eis que surge uma ideia inovadora: juntar a turma, colocar as becas e fazer as fotos em um ônibus em movimento, dentro da universidade. A instituição no caso é a Universidade Federal do Amazonas e os autores da ideia são os formandos do curso de Administração da turma 2014, mais precisamente o Rafael Barros.

Barros contou que a inspiração surgiu em 2015, após ver um ensaio inusitado feito por uma garota em Florianópolis, dentro de um ônibus da Prefeitura que estava estacionado na rua. Na época, a postagem viralizou e acabou virando matéria do Buzzfeed.  Agora, a história se repete, dessa vez com os alunos da Ufam, que, coincidentemente, colam grau hoje como administradores (e ‘webcelebridades’).

“Quando vi o ensaio na época, achei bem legal, mas nunca pensei em fazer algo parecido. Como não teríamos baile de formatura, decidimos que precisávamos fazer um ensaio decente, um book marcante. Lembrei desse viral de 2015 e contei a ideia para os meus colegas. Todo mundo adorou”, afirmou Barros. 

O formando revelou ainda que a ideia fez tanto sucesso que alguns alunos remanescentes, que não eram da turma original de 2014, também aderiram ao projeto. Com um grupo de 22 pessoas formado, o próximo passo era achar um fotógrafo que topasse entrar na brincadeira. Aproveitando o intervalo de algumas aulas para acertar os detalhes, Barros entrou em contato com Gabriel Alfaia. “Por coincidência ele tem uma empresa de fotografia e pagou algumas matérias com a gente na Ufam. Ele tem um portfólio legal e fez um preço acessível”, disse Barros.

Dificuldades à vista

Com um cronograma apertado e agendas conflitantes, o grupo conseguiu agendar o ensaio para o dia 28 de julho, com direito às becas alugadas e autorização da universidade, mas tiveram de lidar com outro problema: o ônibus que seria utilizado nas fotos, o Integração, já havia parado de circular no dia. 
“Minha realidade é a Ufam, passei quatro anos lá pegando o Integração. Não teria motivo para fazermos as fotos em outro lugar. Apesar de ele não estar disponível na hora, o 616 surgiu e salvou o dia. Subimos nele como passageiros normais, pedimos licença do motorista e fizemos as fotos. Não tínhamos roteiro, script, nem nada. As poses e as fotos foram todas de improviso na hora”, disse Barros. 
 
Olhar fotográfico

“Quando recebemos a proposta, achei super inusitado. Primeira coisa que pensei foi logo na logística. Seria algo difícil de se fazer. Acomodar todo mundo dentro do ônibus e fazer as fotos com ele em movimento, mas ao mesmo tempo pensamos que seria uma experiência divertida de se ter”, relembrou o fotógrafo Marcos Albuquerque.

De acordo com ele, na prática, a missão foi ainda mais difícil do que na teoria. “Os motoristas da Ufam sempre dirigem como loucos, tinha horas em que era difícil até de eu me apoiar para fazer as fotos”, comentou. Porém, o resultado saiu melhor do que o esperado. “Claro que nem todas as fotos saíram perfeitas, mas no fim fizemos um ensaio incrível”, concluiu.

Viralizando

No dia 8 de  agosto, o ator Lázaro Ramos compartilhou em suas redes sociais, o post originalmente feito por Rafael Barros com um vídeo dos bastidores do ensaio. A partir de então, a publicação, que já vinha tendo uma ampla divulgação, teve um boom e viralizou de vez. No Instagram do ator, o post alcançou 118 mil visualizações, mais de 16 mil curtidas e teve cerca de 1,2 mil comentários. Na postagem, Lázaro ainda escreveu: “Adorei essa proposta do @barrosraff! Muito bacana ele ter valorizado a história que viveu pra atingir os desejos, comemorando a conquista com essa lembrança, de uma maneira divertida”.

Publicidade
Publicidade