Publicidade
Entretenimento
Vida

Escalafobéticos encerram turnê pelo Norte com apresentação de “Maroca Pipoca” em Manaus

Para o ator e diretor Wallace Abreu, este é um marco na história da companhia, que em 2016 completará 10 anos de atividades ininterruptas 12/11/2015 às 17:01
Show 1
Durante este projeto, a trupe passou pelos Estados do Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima
acritica.com Manaus (AM)

Após 4 meses circulando pela região Norte brasileira, a Cia de Atores Escalafobéticos encerra turnê com apresentação especial do espetáculo “Maroca Pipoca – A Estourada do Norte” nesta sexta-feira (13) às 17h na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia) – Centro.

Por meio de aprovação no Prêmio Funarte Artes na Rua 2014, da Fundação Nacional das Artes (Funarte), a companhia realizou a montagem e circulação de seu primeiro espetáculo no gênero “teatro de rua”.

“Foi, certamente, enriquecedora toda essa experiência que tivemos nos últimos meses. Esse projeto nos proporcionou um amadurecimento técnico e artístico dentro do que já vínhamos desenvolvendo”, pontuou o ator Omã Freire.

Para o ator e diretor Wallace Abreu, este é um marco na história da companhia, que em 2016 completará 10 anos de atividades ininterruptas. “Nessa quase uma década de atividades artísticas que desenvolvemos na cidade de Manaus, poucas vezes tivemos a oportunidade de sair do nosso Estado, principalmente pela dificuldade de acesso aos outros Estados e regiões do nosso país”, ressaltou.

Durante este projeto, a trupe passou pelos Estados do Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima.

Branco Souza, que também integra o elenco dos Escalafobéticos pontua a riqueza na troca de experiências artísticas, possível através da realização das oficinas oferecidas pela companhia nas cidades onde passaram.

“Além das apresentações dos espetáculos, como contrapartida social ao prêmio recebido, oferecemos oficinas de formação artística para atores e não atores. Nesses encontros, além de repassar um pouco das experiências que adquirimos durante todos estes anos de trabalho, pudemos conhecer também um pouco da realidade artística de cada lugar por onde passamos. Esse, sem dúvida, será o grande legado da realização deste projeto”, afirmou Souza.

Novos projetos

Após o encerramento das atividades da turnê, a companhia continuará com as suas atividades na cidade de Manaus. Durante todos os finais de semana do mês de novembro, a Cia de Atores Escalafobéticos integra a programação do movimento “Teatro no Asfalto”, idealizado por um coletivo de artistas que têm como principal objetivo a difusão da prática do teatro de rua na cidade de Manaus e a formação de plateia para este gênero.

“Nesta atividade, vamos para os bairros levar teatro para a população. A cultura na nossa capital ficou muito centralizada, e vemos os bairros da cidade como espaços ociosos. Vamos ocupar esses espaços, pois acreditamos no poder transformador da arte na formação social do ser humano”, explicou Abreu, que é também um dos idealizadores do projeto.

No próximo domingo (15), a companhia se apresenta na Praça da Bandeira Branca, no bairro de Aparecida, também às 17h.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade