Publicidade
Entretenimento
CULTURA

Escola municipal é a única pública a ser selecionada para o 3º Festival de Corais

Coral da Escola Municipal Dom Jackson conta com cerca de 40 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que participam de ensaios três vezes na semana no contraturno escolar 26/06/2017 às 20:04
Show 34745586623 755f40fa77 o
Foto: Divulgação
acritica.com* Manaus (AM)

O coral da Escola Municipal Dom Jackson Damasceno Rodrigues, localizada no Valparaiso, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste, foi o único da rede pública de ensino selecionado para participar da 3ª edição do Festival Amazonas de Corais (Famcor), que ocorrerá de 28 a 30 de setembro, no Teatro Amazonas. A unidade de ensino recebeu a confirmação pela organização do evento, nesta semana, e participará com mais 28 corais conceituados, como o do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), entre outros.

Resultado da parceria com o Centro Municipal de Arte-Educação (Cmae) Nelson Neto, localizado São José 4, o coral da Escola Municipal Dom Jackson, conta com cerca de 40 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que participam de ensaios três vezes na semana no contraturno escolar.

O professor de Artes da escola, Arildomar Pinheiro de Oliveira, graduado em regência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e licenciado em música pelo curso de canto lírico da UEA, afirmou que é uma chance única para rede pública de ensino, porque mostra o resultado do trabalho, mas acima de tudo o potencial dos alunos do município, que possuem talento que muitas das vezes não são descobertos.

“Nós vamos levar alunos que não têm uma tradição de cantar em coral para um evento desse peso, no qual há instituições de canto coral consagradas. Esse momento é algo maravilhoso, espetacular. Pegar uma criança simples de uma escola de periferia e capacitá-la para participar, em nível local, de um festival é fantástico”, comentou.

De acordo com educador musical, isso mostra que os alunos do município têm condições, quando há um trabalho de valorização e incentivo. “É uma questão de superação. Tem muito criança talentosa, mas que precisa ser orientadas”, completou.

Famcor

O Festival Amazonas de Corais (Famcor) é um projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas  (UEA), que tem como objetivo difundir e popularizar o Canto Coral Brasileiro. Ocorre em caráter não competitivo, apresentando-se como mais uma opção entre as atividades turísticas e culturais do Estado do Amazonas.

Corais selecionados

1. Tubones Coral
2. Coral Adventista Maestro Gorski
3. Coral da Câmara Municipal de Manaus
4. Coro Universitário da Ufam
5. Coral Ifamília – Ifam De Presidente Figueiredo
6. Coral Da Universidade Do Estado Do Amazonas - UEA
7. Coral Cosmos
8. Coral Indígena Myrá Yiá
9. Coral Musicando
10. Coral TCE-AM
11. Coral da Sefaz/AM
12. Coral Dom Jackson
13. Coral Musikart
14. Coral Infantil do Espaço São Vicente
15. Coral do Amazonas
16. Coral da Igreja Batista Esperança
17. Coral da Igreja Tabernáculo Batista
18. Coro Messias
19. Coral do Ceav
20. Coro e Orquestra El Shaday
21. Coral Vozes de Júbilo
22. Coral da Aliança Francesa De Manaus
23. Coral do Icbeu
24. Coral Messiânico da Igreja Manaus
25. Coral João Gomes Junior
26. Coro Misto da Primeira Igreja Batista de Manaus
27. Madrigal da Casa de Música Ivete Ibiapina
28. Coral Vozes da Educação

*Com informações da asssessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade