Publicidade
Entretenimento
Literatura

Escritor amazonense Milton Hatoum será homenageado em feira literária mineira

A programação do evento envolve debates, oficinas, lançamentos de livros e concursos literários, além de espetáculos teatrais. 09/09/2016 às 15:50
Show milton hatoum
Milton vai falar sobre o papel da literatura num mundo de pouca leitura (Divulgação)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

A obra do escritor amazonense Milton Hatoum foi escolhida para ser a grande homenageada da V Fliaraxá (Festival Literário de Araxá), no município homônimo, em Minas Gerais. O evento vai acontecer de 14 a 18 de setembro, sob o tema “O Amor, a Leitura e as Diferenças”. A programação do evento envolve debates, oficinas, lançamentos de livros e concursos literários, além de espetáculos teatrais.

“Eu fui convidado pelo curador do festival, Afonso Borges, que perguntou se eu teria alguma objeção de ser homenageado no festival. Falei que não (risos)”, declara Milton, que acabou de ser homenageado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde deu uma palestra há pouco tempo. “Recebi uma homenagem do reitor Cleinaldo de Almeida Costa”, coloca. Seu livro, “Dois Irmãos”, está incluído na grade de leituras obrigatórias para o vestibular.

Ação

No dia 17 de setembro, Hatoum ministrará uma palestra no evento. “Vou conversar com um jornalista cultural de Minas, falar sobre os livros que me influenciaram. Também vou falar sobre o gênero romance, um pouco sobre o papel da literatura nesse mundo em que já não se lê tanto ou que não se lê os clássicos como antes. Basta você olhar para o nível do Congresso Nacional: quando você pensa na sessão do impeachment, não sei se é pra rir ou chorar. É de um nível lamentavelmente baixo”, enfatiza o escritor.

Sobre os escritores da nova geração, Milton destaca que, por conta de suas publicações, o tempo é curto para acompanhar fielmente. Mas ele cita, como um dos que admira, a escritora mineira Ana Martins Marques. “Ela publicou um belíssimo livro de poesia chamado ‘Livro das Semelhanças’. E estou lendo um livro bonito de contos chamado ‘Histórias Naturais’, do escritor também mineiro Marcílio França Castro. Lembra os contos do Jorge Luis Borges, e do italiano Ítalo Calvino. São narradores sensíveis, com manias extravagantes e reflexões originais. Além do amazonense Diego Moraes, um poeta do êxtase. Ele é um dos bons discípulos de Piva e Rimbaud”, explica ele.

Personalidades

Ao todo, 70 convidados participam da programação da Fliaraxá. A programação conta com teólogos, filósofos, escritores infanto-juvenis e infantis, youtubers, músicos e ativistas sociais. Entre alguns dos participantes, além do próprio Hatoum, cita-se a escritora Thalita Rebouças, o poeta Zack Maziegi, a filósofa Márcia Tiburi, e os convidados estrangeiros Willian C. Gordon (EUA), Roberto Parmeggiani (Itállia), José Pinho e Tatiana Salem Levy (Portugal).

Publicidade
Publicidade