Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020
Cultura,Literatura,Prêmio Camões 2012, Dalton Trevisan

Escritor brasileiro Dalton Trevisan vence o Prêmio Camões de Literatura

Oito escritores brasileiros já foram agraciados com a premiação. O último deles foi Ferreira Gullar, em 2010



1.jpg O autor brasileiro Dalton Trevisan
22/05/2012 às 17:46

O escritor brasileiro Dalton Trevisan, 86, foi o ganhador da 24ª edição do Prêmio Camões, o maior prêmio de literatura da Língua Portuguesa.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (21), em Lisboa (Portugal), pelo júri composto pelos brasileiros Alcir Pécora e Silviano Santiago; os portugueses Abel Barros Baptista e Rosa Maria Martelo; o moçambicano João Paulo Borges Coelho e a angolana Ana Paula Tavares.



Uma de suas obras mais conhecidas é o conto “O Vampiro de Curitiba” (1965). A última produção do escritor lançada em 2011 foi “O Anão e a Ninfeta”.

Oito escritores brasileiros já foram agraciados com a premiação. O último deles foi Ferreira Gullar, em 2010. No ano passado, o agraciado com o prêmio de 100 mil euros foi o escritor português Manuel António Pina.

O valor do prêmio é pago conjuntamente e em partes iguais pelos governos de Brasil e Portugal.

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), é a responsável pela parte brasileira do Prêmio, trabalho que inclui a indicação de membros do júri e o pagamento do premiado. Em Portugal, a mesma função é realizada pela Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura. O júri se reúne alternadamente, a cada ano, em Portugal ou Brasil.

Em 2013 o anúncio e escolha do premiado deverá ser realizada em território brasileiro.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.